Acordo coletivo sms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acordo Coletivo (Petroleiros, Bancários, Prof de Saúde)
Jornal do Petrol., TI, RH, SMS, Saúde do Trab.
« Grupo RIO_Vagas atinge 6000 associados
Código de Boas Práticas da Petrobras »
15 Diretrizes de SMS
 
 
 
 
 
 
i
 
9 Votos

15 Diretrizes de SMS
1. Liderança e Responsabilidade
A Petrobras, ao integrar segurança, meio ambiente e saúde à sua estratégia empresarial, reafirma ocompromisso de todos seus empregados e contratados com a busca de excelência nessas áreas.
Requisitos
* Difusão e promoção, em todos os níveis, da política corporativa de SMS, seus valores e metas.
* Exercício da liderança pelo exemplo, de modo a assegurar o máximo comprometimento da força de trabalho com o desempenho em SMS.
* Responsabilização de cada unidade pelo seu desempenho emSMS, o que será avaliado por meio de indicadores e metas.
* Definição clara, em cada unidade, das atribuições e responsabilidades relacionadas ao desempenho em SMS.
* Integração, em cada unidade, do desempenho em SMS às suas metas de produção e rentabilidade.
* Acompanhamento e avaliação do desempenho em SMS das empresas contratadas.
* Difusão de valores que promovam a qualidade devida da força de trabalho dentro e fora da empresa.
2. Conformidade Legal
As atividades da empresa devem estar em conformidade com a legislação vigente nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde.
Requisitos
* Verificação permanente do atendimento à legislação e adoção, quando necessário, de medidas destinadas à pronta correção de eventuais não-conformidades.
* Acompanhamento dasmudanças que venham a ocorrer na legislação relacionada a SMS de modo a promover a adequação das atividades da empresa, bem como permitir a identificação de novos cenários.
* Atendimento aos preceitos legais e regulamentares durante todo o ciclo de vida das instalações e operações da empresa, bem como verificação de seu cumprimento por parte de contratados, fornecedores e parceiros.
*Manutenção de uma política de cordialidade e colaboração com os órgãos competentes.
3. Avaliação e Gestão de Riscos
Riscos inerentes às atividades da empresa devem ser identificados, avaliados e gerenciados de modo a evitar a ocorrência de acidentes e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.
Requisitos
* Implementação de mecanismos que permitam, de forma sistemática, identificar e avaliar afreqüência e as conseqüências de eventos indesejáveis, visando a sua prevenção e/ou máxima redução de seus efeitos.
* Implementação de mecanismos para priorização dos riscos identificados, bem como a documentação, a comunicação e o acompanhamento das medidas adotadas para controlá-los.
* Incorporação de processos de avaliação de risco a todas as fases dos empreendimentos e produtos, incluindoos relacionados à proteção da força de trabalho, comunidades vizinhas e consumidor final.
* Realização de avaliações de risco periódicas ou à medida que se identifiquem mudanças nos processos.
* Implementação de gestão de riscos de acordo com sua natureza e magnitude, nos diversos níveis administrativos.
4. Novos Empreendimentos
Os novos empreendimentos devem estar em conformidade com alegislação e incorporar, em todo o seu ciclo de vida, as melhores práticas de segurança, meio ambiente e saúde.
Requisitos
* Adoção de práticas e tecnologias que assegurem aos novos empreendimentos padrões de excelência ao longo de todo seu ciclo de vida, desde sua concepção, projeto, construção e pré-operação até sua eventual desativação.
* Implementação de mecanismos que assegurem aconformidade dos novos empreendimentos com as especificações de seus projetos e recomendações das avaliações de risco.
* Análise, aprovação e documentação de eventuais mudanças nos projetos originais e verificação de suas implicações relacionadas a SMS.
* Consideração, em cada novo empreendimento, dos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes de sua implantação.
* Incentivo...
tracking img