Acordeon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM DO TERCEIRO MILÊNIO

Gabriel Collaço

YOUNG, Fernanda. O Efeito Urano. São Paulo: Objetiva, 2002. 142 p.

Os camaleonismos, as tatuagens espalhadas pelo corpo e visual nadaconvencional transformaram Fernanda Young na mais recente "maldita" da literatura brasileira. Carioca, de Niterói, ela não preservou sua imagem para divulgar seu trabalho. A escritora se expõe a cadapágina que escreve. Conseguiu chamar a atenção da crítica e do público pelo comportamento rebelde e diferente de seus escritos, num estilo "faça você mesmo" do movimento punk e underground.O seu último livro, "O Efeito Urano" (2002), faz parte da coleção Cinco Dedos de Prosa, preparada pela Editora Objetiva, em que autores falam sobre os dedos da mão. O dedo médio, o pai-de-todos, foia escolha da autora para seu objeto de inspiração.
Sempre irônica, mordaz e extremamente antenada, Fernanda Young, jovem até no nome, traz nos seus livros um excesso de informação douniverso pop, do "mundinho clubber", com personagens e dramas diversos. Os romances, de fácil leitura e compreensão, reafirmam a sua contemporaneidade num mundo veloz, em que as pessoas são bastanteocupadas e delegam pouco espaço à leitura.
Sem medo de provocar, o tempo todo em suas obras ela fala o que deseja. Sua estréia ocorreu com o romance "Vergonha dos Pés", em 1996. Logo após, em 1997,veio "A Sombra das Vossas Asas", nome inspirado em uma passagem bíblica, que lhe rendeu muitos comentários da crítica especializada, ou seja, um divisor de águas. O terceiro título é "Carta paraAlguém bem Perto", de 1998. "As Pessoas dos Livros", de 2000, mostra tudo o que acontece no mundo dos editoriais. A personagem principal, Amanda Ayd, vive conflitos internos e que precisa escreverdesesperadamente como uma questão de sobrevivência. A autora cria um horizonte de verossimilhança com a própria vida. O retrato do criador que se espelha na criatura.
Sem muitos intervalos de...
tracking img