Acoplamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
68

Embreagens por adaptação de forma
As embreagens de adaptação de forma são aquelas em que o movimento é transmitido de uma árvore para outra quando um cubo se conecta aooutro através do encaixe de um ou mais ressaltos (pinos, dentes, etc). As embreagens por adaptação de forma precisam de sincronismo para serem engatadas, ou seja, quando asduas árvores possuem a mesma velocidade (a velocidade de uma em relação a outra e igual a zero).Geralmente, esses acoplamentos são usados em aventais (carros de tornos)e caixasde engrenagens de máquinas-ferramenta convencionais.
Embreagens por atrito
As embreagens por atrito são aquelas em que o acoplamento se faz através do atrito entre duas oumais superfícies. Este tipo de embreagem permite o acoplamento mesmo sem que haja sincronismo.
Embreagem cônica
Possui duas superfícies de fricção cônicas, uma das quais pode serrevestida com um material de alto coeficiente de atrito. A capacidade de torque de uma embreagem cônica é maior que a de uma embreagem de disco de mesmo diâmetro. Suacapacidade de torque aumenta com o decréscimo do ângulo entre o cone e o eixo. Esse ângulo não deve ser inferior a 8º para evitar o emperramento.

69
Embreagem de disco
Consiste emanéis planos apertados contra um disco feito de material com alto coeficiente de atrito, para evitar o escorregamento quando a potência é transmitida. Normalmente a força éfornecida por uma ou mais molas e a embreagem é desengatada por uma alavanca.
Tipos de acionamentos para embreagens
Para que se possa conectar e desconectar as árvores são usadosdiversos tipos de acionamento das embreagens.
• Acionamento manual - por meio de alavancas ou pedais;• Acionamento eletromagnético - por meio de solenóides ou bobinas;
tracking img