Acontecimentos socias que ocasionaram o surgimento das teorias de administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA N° 1: FUNDAMENTOS ECONOMICOS
PASSO 2:CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE
O custo de oportunide são custos implícitos , relativos aos insumos que já pertencem a empresa ou seja,onde não há uma necessidade de desembolso monetário da mesma , porem a empresa tem a necessidade de fazer uma escolha que é denominada custo de oportunidade.Ao tomar determinada escolha deixa as demaispossibilidades , renunciando de produzir um bem A para produzir um bem B.
EXEMPLO:
Uma fabrica produz 10 cadeiras , com opurtunidade de um novo negócio esta fabrica passa a produzir mesas , porem com a produção das mesas percebeu que deixaria de produzir 2 cadeiras para alimentar a procura de 2 mesas.
Exemplo 3:
Se uma cidade decide construir um hospital num terreno baldio de propriedade pública, ocusto de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno com o capital investido.

Discusão dos resultados:

O conceito de custo de oportunidade é fundamental no direcionamento de crescimento dos negócios de uma empresa ou até mesmo, de uma pessoa. Deve – se analisá-lo atenciosamente antes de tomar qualquer decisão sobre como emplementar ou preservar ocapital. Pelo fato do custo de oportunidade não ser um valor explicito, deve-se tomar muito cuidado em pensar que ele não exista, pelo contrário, existe e tem grande influencia na saúde financeira de uma instituição.

PASSO 3: CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escasses de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de umasociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção,analizando o seu limite máximo de produção.
A curva de possibilidade de produção é uma analise das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos analisar uma curva de possibilidades de produção é preciso verificar quais produtos estão disponíveis em mãos.

- A quantidade derecursos existentes.
-Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital).
-O nível tecnológico.

EXEMPLO:
Considerando uma fazenda e todas suas tecnologias, terra e trabalhadores. . Ao decidir o que e como produzir, o fazendeiro estará decidindo a maneira por qual seus recursos produtivos serão distribuídos entre as várias combinações de bens possíveis, porem ele deve analizar sua curvade possibilidade produção e capacidade.
Supondo que essa fazenda só produza dois tipos de bens: milho e soja. Se o fazendeiro utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de soja. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de soja, utilizando-se de toda a sua propriedade para este fim, não poderá plantar milho. Devemos observar que nahipótese de plena utilização da terra, aumentos na produção de soja ocorrerão somente mediante utilização das áreas destinadas à cultura do milho. Logo, se reduz a produção de milho em benefício da lavoura de soja. Podemos, agora, unir todos os pontos . A linha resultante denomina-se “Curva de possibilidades de Produção” (ou Fronteira de possibilidades de Produção) e nos mostra todas as combinaçõespossíveis entre milho e soja que podem ser estabelecidas, quando todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados. Por esse motivo mostra a importância da analise da curva de possibilidades, cuidando para que não haja ociosidade e desemprego.

Discusão dos resultados

A curva de possibilidade, afere a possibilidade de produção, ou seja, o limite máximo que poderá ser produzido, levando emconsideração todos os fatores de produção como mão-de-obra, matéria prima, capital e tempo. Toda empresa deve trabalhar dentro da curva de possibilidade, se estiver abaixo dela, ocorrerá a ociossidade, desemprego. Trabalhar acima da curva, significa situação improvavel, pois a empresa estaria produzindo além de sua possibilidade de produção.

PASSO 4: EXEMPLO DE PRODUTO ELÁSTICO

Conceito...
tracking img