Aconselhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Monte da Caparica
UC: Aconselhamento e Psicoterapias



“Psicodrama”- Terapia Psicodramática
04 De Junho de 2012


Inês Mendes
Nádia Guilherme
Susana Evangelista
2º Ano/2º Semestre
Introdução
Na terapia Psicodramática, o protagonista é sempre o grupo e as pessoas estão reunidas para executarem uma tarefa em comum.
Nestarepresentação as peças são criadas pelos próprios intervenientes na altura da actuação, e a partir de um tema proposto também nesse momento, sem qualquer ensaio prévio. A espontaneidade e a criatividade, como recursos inatos do homem, segundo Moreno são essenciais para que possa ocorrer uma catarse, acrescentando algo de novo à situação que o sujeito pretende resolver, sem esses dois componentes seriaapenas uma repetição que nada traria de novo ao individuo, contrariando o objetivo principal que é ensinar o indivíduo a dar uma resposta adequada a uma nova situação ou uma resposta nova e também adequada para uma situação já conhecida, essa capacidade é considerada por Moreno o factor “E” (espontaneidade). O Psicodrama direcciona para um aumento significativo desta espontaneidade, muitas vezes,bloqueada.
Para o autor, a criança com o desenvolvimento de um factor inato, ao qual Moreno apelidou de “Tele”, vai distinguindo objectos e pessoas, sem deturpar os seus aspectos essenciais, assim “Tele” é a capacidade de perceber de forma objectiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas nas suas relações. Ou seja o factor “Tele” é uma “percepção interna mútua entre doisindivíduos”, acerca do “Tele” Moreno escreveu também que “o fenómeno Tele é a empatia a actuar em duas direcções”.
Para Moreno, o conceito de “papel” é um dos conceitos fundamentais da sua teoria e, considera que nosso ego é formado pelos diversos papéis que desempenhamos na vida quotidiana (filho, pai, mãe, amigo, vizinho, cidadão, etc.). Estes papéis podem estar conciliados entre si em algunsindivíduos, mas quando isso não acontece são geradores de conflitos que causam sofrimento.
Contexto histórico
"É um encontro dois a dois, olho no olho, face na face.
E quando tu estiveres perto, arrancarei teus olhos
e os colocarei no lugar dos meus e tu arrancarás os meus olhos
e os colocarás no lugar dos teus.
Então eu te olharei com os teus olhos e tu me olharás com os meus."
J. L. Moreno(1914)

Jacob Levy Moreno (1889-1974) psiquiatra judaico romeno, conhecido como o pai e criador do Teatro Espontâneo, Psicoterapia em Grupo, Psicodrama e Sociodrama e Sociometria, surgiu com uma forma diferente de fazer teatro, na qual os participantes, amadores, improvisavam acontecimentos do dia-a-dia. Com o Teatro Espontâneo, Moreno percebeu que, através da representação, os indivíduostomavam consciência dos seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações conflituosas, nascendo assim o Teatro Terapêutico, o Psicodrama, a Psicoterapia em Grupo e o Sociodrama.
Lançou o "Jornal Vivo", onde as pessoas a partir das notícias de jornais locais realizavam dramatizações “ao vivo”. Fazia também algum trabalho comcrianças nas praças, onde ele desenvolvia jogos dramáticos, criava histórias e observava a espontaneidade e a criatividade das crianças.
Moreno surge com o conceito de Socionomia, ciência que estuda as leis sociais e as relações grupais, dividindo-se em três ramos, a Sociometria (que estuda o desenvolvimento e a organização dos grupos) a Sociodinâmica (estuda a dinâmica das relações interpessoais) eo da Sociatria (a terapêutica das relações sociais).
Para Moreno o psicodrama era um conjunto de técnicas, baseado num jogo teatral improvisado, que visava exprimir e desenvolver as disposições mentais latentes dissimuladas ou retraídas da vida mental, e principalmente da vida psíquica.
O psicodrama permite, através deste jogo teatral, fazer reaparecer comportamentos, fantasias e afetos, que...
tracking img