Aconselhamento e as suas abordagens teóricas

Páginas: 14 (3321 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Índice
Introdução 3
A Teoria Psicanalítica 3
A Teoria Humanista 3
Abordagem cognitiva-comportamental 3
Conclusão 3
Bibliografia 3
Anexos 3

Introdução

Este trabalho tem como principal objectivo, a apresentação de cada uma das abordagens, dentro da área de aconselhamento. Ao ler este trabalho, esperemos que se consiga assimilar o significado de Aconselhamento, que sejafácil perceber que é uma abordagem ligada ao serviço social, e que como esta profissão contribui para a mudança.
Numa primeira parte, vai ser esclarecido o conceito de aconselhamento, e algumas noções ligadas a esta abordagem.
Numa outra parte, apresentamos as três abordagens teóricas tradicionais, que se ligam ao aconselhamento. Iremos também, desenvolver cada uma destas abordagens, ondese apresentam os diversos objectivos, o papel do conselheiro tal como o do utente.
Toda a informação recolhida para a concretização deste trabalho, está essencialmente concentrada no livro “Aconselhamento”, de Carina Ferreira-Borges e Hilson Cunha Filho, e “Teorias do aconselhamento” de Ruth Scheeffer, que podemos indicar como a única bibliografia utilizada.
“O serviço social visacapacitar o indivíduo, proporcionando-lhe meios necessários à resolução da situação social problema ” Sara Cristina Martins Lopes.
O Aconselhamento, uma das áreas dentro do Serviço Social, como a profissão, contribuí para proporcionar a mudança, ou seja, ajuda na resolução dos mais diversos problemas que o indivíduo pode possuir. Esta é uma de muitas das áreas importantes, que vai contribuirpara uma melhor formação daquele que virá a ser profissional.
Antes de mais é importante esclarecer o significado de Aconselhamento.
É um processo de ajuda, ou orientação que fornece a nível individual ou em grupo, toda a assistência que necessitam para a rápida mudança para uma melhor situação daquela por que passa.
Existem algumas palavras relacionadas com Aconselhamentocomo, Orientar, Ajudar, Informar, Amparar, Tratar, entre outras.
O Aconselhamento é considerado também como uma relação entre pessoas, em que uma delas tenta ajudar a resolver os problemas que o outro suporta.
O seu surgimento, muito recente, encontra-se ligado à psicologia, é uma área bastante importante pois trata-se de um sector focalizado com a compreensão do pensamento humano.É aqui, que o conselheiro(a) se dirige para a orientação de todas as preocupações do cliente, deve considerar o sentido e os valores que o cliente atribui á vida, ou seja, o profissional deve ter em conta tudo aquilo que preocupa o utente, suas atitudes e comportamentos. Ele vai poder dar respostas aos sentimentos e pensamentos do cliente.
O Aconselhamento é então considerado como uma“solução” pois responde às necessidades de uma pessoa que procura ajuda de uma outra (profissional), para resolver os seus diversos problemas.
Todo o paciente tem o direito de recorrer ao aconselhamento, é voluntário e universal. Neste processo é importante ter em consideração a comunicação, é um instrumento importante para o bom sucesso deste processo.
Existem diversas escolas quecontribuem para a evolução da compreensão da mente humana, dos sentimentos e do comportamento. É importante que exista grande interesse sobre abordagens ligadas ao aconselhamento, pois isso é essencial para uma boa intervenção tal como também é importantíssimo que se tenha, fornecido por esse conhecimento, um mapa e os instrumentos importantes para essa mesma intervenção.

Existem então,ligadas ao aconselhamento, três abordagens teóricas ditas tradicionais. Podemos então indicar:
- Abordagem psicanalítica e psicodinâmica; através desta, o profissional vai se focando no insight, ajudar o indivíduo a ultrapassar e a realizar mudanças na situação por que está a passar. É através desta terapia que podemos pensar como vai ser possível reduzir a neurose, resolvendo ou curando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aconselhamento e as suas abordagens teóricas
  • Abordagem teorica
  • abordagem teorica
  • As quatro abordagens no aconselhamento
  • Abordagem teórica-Apresentação oral
  • Abordagens Teóricas da Educação
  • Engenharia social uma abordagem teórica
  • Abordagens Teoricas da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!