Aconselhamento psicopedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar do termo aconselhamento ser largamente difundido como uma das principais modalidades de intervenção psicológica ou psicopedagógica, o nome pode induzir em erro devido à sua etimologia. Ao contrário do que parece sugerir, este tipo de serviço de apoio ao cliente exige que o especialista se abstenha de dar conselhos, pois ele não pode ocupar o lugar de um familiar ou amigo.

O apoio tem aver sobretudo com a ajuda à adaptação do solicitante à realidade, em harmonia com a sua própria personalidade. O aconselhamento faz com que o cliente se conheça melhor («Conhece-te a ti próprio!»), entenda a natureza e o alcance dos seus conflitos e consiga atingir um equilíbrio interior duradouro e reconfortante.

Há muitos aspectos da nossa vida psíquica que são objecto deste tipo deintervenção: a inadequada imagem de si, a baixa auto-estima ou autoconfiança, os conflitos internos, as relações interpessoais problemáticas, a convivência com certas doenças, as dependências, o estilo de aprendizagem, o sentido da carreira, a gestão das decisões, etc.

Para poder controlar uma situação conflituosa, o ser humano precisa de despertar em si recursos «adormecidos» ou «desconhecidos», deaprender a dominar contrariedades, de normalizar uma série de transtornos. Há situações de elevado stress, tal como o divórcio, o abandono, a morte de um familiar querido, etc., que poderiam parecer «indomáveis», fazendo com que o cliente se recuse a aceitá-las por longos períodos de tempo. Por isso, durante as sessões de aconselhamento, o cliente deverá vivenciar alternativas para que possaencontrar o seu próprio caminho, e «o caminho – dizia o poeta Antonio Machado – faz-se caminhado».

Em comparação ao aconselhamento psicológico, o aconselhamento psicopedagógico tem em vista a adaptação da pessoa ao contexto escolar, o que põe em causa o grau elevado de autoconhecimento, a orientação escolar e profissional, a optimização das aprendizagens, a criação de um estilo de estudo, a melhoriada sua capacidade comunicacional, etc.


ACONSELHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
Lidia Maria Kroth
Sendo a criança o centro do processo ensino e aprendizagem, é da relação equilibrada entre escola e família, que ela terá a oportunidade de tornar-se cidadã integra, consciente e sua realidade e atuante no exercício de sua cidadania.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista as maisdiversas realidades educacionais e percebendo as dificuldades geradas no relacionamento entre a escola e a família, que afeta diretamente no desenvolvimento integral da criança, sentiu-se a necessidade de buscar alternativas como forma de estreitar estas relações em contribuição ao crescimento do educando.
Desde os tempos mais remotos houve questionamentos e dúvidas em relação à definição de papéisda escola da família.
Até que ponto a família deve interferir no trabalho da escola ou a escola no relacionamento familiar?
Deverá sim haver respeito mútuo onde ambos trabalhem juntos num ambiente de colaboração e participação.
Para tais questões mencionadas elaboramos este projeto como forma de tentar sanar ou melhorar esta situação que é freqüente em nossas escolas e que sempre geram muitaspolêmicas.
Sendo assim, é de suma importância que pais e professores estejam engajados no processo ensino e aprendizagem.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Luiz Carlos Osório (1996, pp. 81-82)
“A primeira e talvez mais fundamental tarefa da escola é facilitar o processo de diferenciação e individualização da criança oferecendo-lhe uma espécie de introdução à vida social fora do âmbito doméstico”.Por isso parece-nos que os pais devem imiscuir-se o menos possível nos assuntos escolares de seus filhos, já que faz parte do seu processo de aprendizagem para a vida, o terem que enfrentar, suportar situações desconhecidas e relacionar-se com o mundo tal como ele é, com seus atritos e desencantos, suas gratificações e frustrações.”
Analisando as idéias do autor, acreditamos que uma das...
tracking img