Aconselhamento pastoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os debates sobre as questões morais ocupam um lugar central no mundo de hoje. Os jornais diários, as revistas semanais, os livros, os filmes, os meios de comunicação em geral veiculam situações e problemas que atingem diretamente a dimensão ética da vida humana. Isso se deve as grandes transformações políticas, sociais, econômicas, culturais e cientificas que impregnamatualmente a sociedade inteira, estabelecendo discussões permanentes em torno de questões inovadoras e cada vez mais complexas.
A Teologia na tentativa de conhecer a Deus e de torná-lo conhecido, parte do principio de que o conhecimento a respeito do Supremo Ser já tenha sido revelado. Esta revelação é o fundamento de todas as informações e pronunciamentos teológicos.
Servi uns aos outros,cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme obra de Deus. (1Pe 4:10) a graça de Deus é realmente multiforme vários sendo o modo como ela se manifesta, quando a graça de Deus encontra expressão através da vida do ministro, muitos são as suas maneiras de tornar-se evidente.

1-teologia PASTORAL

Aquele que cuida do rebanho do Senhor com responsabilidade deve tercomo alvo a saúde, a segurança e o bem estar de suas ovelhas. Assim neste sentido entendemos a necessidade dos obreiros de Deus ter uma vida ilibada, ou seja, não tocada, sem mancha. A bíblia fala mais de como deve ser o líder sobre suas atribuições. Isso nos mostra que Deus pensa acerca desse importante pré- requisito. Não importa a formação ou a experiência que alguém possa ter. Se não preencheras qualidades da moralidade bíblica, é inapto para ser líder na igreja de Deus.
Assim conforme Paulo disse a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo” ( 1 Timóteo 4:16). Os sacerdotes do Antigo testamento tinham de praticar rituais de lavagem e purificação, bem como de ofertas de sacrifícios por seus próprios pecados, antes de poderem ministrar em favor do povo. Como poderiam interceder pelosoutros, enquanto seus próprios pecados não fossem cobertos? Da mesma forma, a liderança espiritual sem caráter correspondente é mera atividade religiosa, negócio ou hipocrisia.
O ministério de amor e compaixão não pode ser imposto a quem quer que seja. O dever dos pastores não deve ser cumprido meramente porque lhes foi dada essa responsabilidade. É preciso haver um “impulso interior”, embasadono amor cristão. A inspiração do pastor, em seu trabalho, deve provir do íntimo, sem empecilhos e obstáculos de ordem pessoal. Isso sugere que todo serviço prestado por ele deve ser um subproduto do seu desenvolvimento espiritual, de tal modo que seja uma obra do Espírito e não da carne. Tudo que o homem faz, depende de sua experiência pessoal com Deus, caso contrário, seu trabalho será motivadopor razões errôneas.
Todas as pessoas são chamadas para pregar o evangelho. Em 1 Co 12:13 somos lembrados de que, por um Espírito, todos fomos batizados em um corpo, tendo bebido todos do mesmo Espírito. A vida e a natureza de Jesus Cristo se caracterizam pelo amor as almas perdidas e por um intenso espírito de Evangelização (Lucas 19;10). Se nosso Senhor como a cabeça da Igreja derrama suavida pelos perdidos e continuamente busca salva-los, obviamente o corpo que participa da mesma vida e natureza da cabeça visará á salvação dos perdidos. Tudo que ficar aquém disto provará em igual medida, a falta de relação vital entre o corpo e cabeça.

1.1 O ministro

O ministro precisa conhecer diversos contextos nos quais vive e exerce sua missão. Em primeiro lugar, o ministro vive numcontexto espiritual, onde Jesus Cristo é o Senhor (Fp 3:8); a Ele deve o ministro engrandecer, com sua obediência incondicional e seu serviço abnegado. Neste contexto espiritual, três coisas são relevantes:
• O ministro conta com a presença, graça, sabedoria e poder do Senhor, sem o que, o homem de Deus nada pode realizar (MT 28.18-19; Jô 15:5);
• A alma do homem é imortal, e,...
tracking img