Acompanhamento de peritos da cooptec ao bairro volta grande iv - volta redonda - rj

300 palavras 2 páginas
Procedimento nº 1.30.010.000177/2000-1

Informo que acompanhei os Srs. Professores José Alexandre Gurgel do Amaral e Manoel Araújo em visita ao Condomínio de Volta Grande IV e ao pátio de escória. Lá fomos recebidos pelo Gerente Geral de Meio Ambiente da CSN e da Multserv, os senhores peritos designados receberam cópias dos seguintes documentos:

- Correspondência da CSN respondendo o Ofício PRM/VR nº 126/2004;

- Investigação complementar e engenharia básica do processo de remediação – célula de Volta Grande – realizada pela empresa Waterloo Brasil Ltda em outubro de 2001;

- Avaliação da Contaminação de solo e água subterrânea na área da célula volta grande e do condomínio adjacente – realizada pela Hidroplan em 2000;

- Relatório técnico de fechamento do depósito classe I de Volta Redonda;

- Avaliação de Impacto Ambiental Atmosférico no pátio de escórias em Volta Grande;

- Relatório de acompanhamento do Termo de Ajustamento de Conduta da CSN – mês de dezembro de 2002;

- Cópias da inspeção DZ da empresa.
A estratégia será de acompanhamento e análise dos trabalhos já desenvolvidos pela empresa Waterloo, para melhor demonstração de transparência e retidão; o desenvolvimento de uma análise crítica para o acompanhamento da saúde da população do entorno do acidente e o desenvolvimento de estratégia para a remoção da Célula de Produtos Classe I. A análise de risco e a análise de conflito são instrumentos essenciais para o acompanhamento da questão.

Os senhores peritos informaram que enviariam no prazo de dias, uma proposta de prestação de serviços, onde detalhariam o escopo das atividades a serem desenvolvidas e a remuneração por seus serviços, já que a UFRJ não é conveniada com o MPF e não possui verba orçamentária que cubra os custos para a realização gratuita dos trabalhos.

Volta Redonda, 27 de fevereiro de 2004.

Carlos Lima Castro
Analista Processual mat.

Relacionados