Acompanhamento de egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação para atuar na promoção do desenvolvimento da criança por meio de jogos e brincadeiras.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

1 – Identificação
Título do Plano de trabalho; ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: avaliando a formação para atuar na promoção do desenvolvimento da criança por meio de jogos e brincadeiras. 
Nome do Bolsista: Ana Carla Lopes da Silva
Nome do Orientador: Denise Silva Araújo
Local de execução: Universidade Católica de Goiás - GoiâniaVigência do plano de trabalho: Agosto de 2008 à Julho de 2009.

2 – Introdução
Este trabalho visou à cooperação com a pesquisa AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL, pesquisa que teve início em agosto de 2007, com a principal finalidade de fornecer recursos para o processo de AvaliaçãoInstitucional do Curso de Pedagogia, por meio da avaliação de egressos deste curso.
A investigação foi desenvolvida com os alunos que concluíram o curso em 2007/1 e 2007/2, ou seja, as duas primeiras turmas que finalizaram o currículo implantado em 2004/1. Uma das principais diferenças nesse o currículo é que, ele viabiliza a habilitação dos egressos para atuar na docência da Educação Infantil, alémdas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Levando em consideração os principais objetivos a serem alcançados no desenvolvimento infantil, esta pesquisa teve como meta, evidenciar a partir do olhar dos egressos (turmas de 2007/1 e 2007/2), a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia, da Universidade Católica de Goiás. Procurou-se verificar, mais especificamente, a preparação dos profissionais daeducação infantil graduados pela UCG, para atuar na promoção da aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio dos jogos e brincadeiras.
Em concordância com a pesquisa maior que já estava em andamento, conduzida pela orientadora, buscamos analisar se a formação recebida pelos egressos foi suficiente para estes profissionais atuarem na educação infantil, sentindo-se capazes para contribuir noprocesso de desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, através dos jogos e das brincadeiras. Como base para analise teórica adotamos os mais diversos autores a nível nacional ou internacional.

Desde os primórdios da educação greco-romana, com base nas idéias de Platão e Aristóteles, utilizava-se o brinquedo na educação. Associando a idéia de estudo ao prazer, Platão sugeria ser, oprimeiro, ele mesmo, uma forma de brincar”. (WAJSKOP, 1999, p. 19).

A partir dos trabalhos de Comenius (1593), Rousseau (1712) e Pestalozzi (1746), surge um novo “sentimento de infância” que protege as crianças e que auxilia este grupo etário a conquistar um lugar enquanto categoria social. Desse modo muda-se a concepção: a brincadeira vista, anteriormente, como fuga da realidade pela criança passaentão a ser aceita como um comportamento natural por parte da criança e fundamental no seu desenvolvimento e aprendizagem. (WAJSKOP, 1999).

3 - Materiais e Métodos
Adotamos, neste trabalho, a metodologia qualitativa, que se mostra um tanto quanto desafiadora para compreender os significados que as pessoas atribuem aos fatos, objetos, situações, a si mesmo e aos outros. Esses valores são assimatribuídos por meio das interações com as outras pessoas e com o meio em que elas se encontram inseridas.
Diante das intenções da pesquisa, usamos como procedimentos, para coleta de informações, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas diretas com os ex-alunos, a fim de avaliar os significados atribuídos por eles à formação oferecida pela UCG.
As questões das entrevistas foramelaboradas, de forma a atender todos os temas distintos da pesquisa, e para que os egressos tivessem toda a liberdade de expressar suas opiniões contribuindo de forma direta com o trabalho de avaliação do currículo implantado em 2004/1 no curso de Pedagogia, possibilitando-nos a elaboração de subsídios para uma possível melhoria no currículo de Pedagogia, de forma a cada vez mais aumentar o nível...
tracking img