Acolhimento e desmedicalização: um processo necessário ao enlaçamento dos pacientes portadores de sofrimento mental

3038 palavras 13 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Psicologia – Unidade São Gabriel – 10 º Período - Manhã
- Psicologia e Instituições de Saúde –

RELATÓRIO FINAL DA PRÁTICA DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Acolhimento e desmedicalização: um processo necessário ao enlaçamento dos pacientes portadores de sofrimento mental

Aluna: Elequi Sandra A. Santos

Professor : Flávio Durães

Belo Horizonte
2011
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo discutir a prática de estágio em saúde mental na instituição Laço – Associação de apoio social. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos, visando articular os princípios teóricos com a prática do estágio, acerca de um caso clínico. Isso possibilitou a construção e reformulação de reflexões a respeito do acolhimento e da desmedicalização ao paciente portador de sofrimento mental.

Laço – Associação de apoio social

A Laço é uma ONG sem fins lucrativos acolhedora de pacientes portadores de sofrimento mental, situada na região do bairro Serra, fundada em 2002 na cidade de Belo Horizonte.
O espaço Laço abrange uma área verde dentro do parque das Mangabeiras aberto ao som dos pássaros e a visita dos quatis que residem por lá. O ambiente interno é composto por consultórios médico e diversas oficinas como: oficina de costura, de informática, de jardinagem, de culinária, rádio oficina além de um novo programa de subida ao pé da serra, “Laço fora de si”. Esse programa propõe visitar a casa dos pacientes da instituição oferecendo apoio, assistência médica e reflexão a cerca do benefício que o tratamento terapêutico e medicamentoso oferece aos usuários.
A instituição trabalha com uma proposta de troca, a qual oferece todos os aparatos disponíveis ao usuário para desfrutá-los, em troca da responsabilização do paciente com o seu tratamento e o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe. Atualmente, o

Relacionados