Acolhimento e classificação de risco em unidade de emergência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Ministério da Saúde decidiu implementar no SUS mudanças nos modelos de atenção e de gestão das práticas de saúde. Proposta está denominada de HumanizaSUS, que visa oacolhimento. Buscando mudanças através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade.
Acolhimento é um modo de triagem, ou seja, seleção daqueles que serão atendidos peloserviço naquele momento. Tradicionalmente, a triagem tem foco na doença e no procedimento, organizada burocraticamente por ordem de chegada, não se importando com as necessidades do sujeito e seugrau de sofrimento.
O processo de acolhimento abrange o atendimento a todos que procuram os serviços de saúde, no qual o profissional deve ouvir as queixas, medos, expectativas;identificar riscos e vulnerabilidade; acolher a avaliação do próprio usuário; e dar respostas adequadas aos usuários. Como finalidade resolver os problemas de saúde de quem procura uma unidade de emergência eencaminhá-lo adequadamente.
Através de todo o processo de acolhimento exerce-se uma avaliação e uma classificação das necessidades dos usuários. As quais identificam os pacientes quenecessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, organizando e direcionando à área de atendimento apropriada.
A Classificaçãode Risco é dividida em:
Área Vermelha - emergência, necessidade de atendimento imediato, pacientes com risco de morte.
Área Amarela - urgência, atendimento o mais rápidopossível, não correm risco de vida.
Área Verde - urgência relativa, condições agudas e não agudas, com prioridade sobre consultas simples - espera de até 30 minutos.
ÁreasAzul - pacientes aparentemente não graves, consultas de baixa
complexidade - atendimento de acordo com ordem de chegada.
A implantação do HumanizaSUS no setor de...
tracking img