Acolhimento a gestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PROBLEMATIZAÇÃO
No Brasil, os estudos desenvolvidos nessa perspectiva foram expressivos, abrangendo uma diversidade de áreas e populações, e contribuíram, direta ou indiretamente, para criar um relativo consenso sobre a influência de múltiplas dimensões na definição das principais tendências da epidemia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) no país, como as relativas às diferençasentre gêneros e ao uso de droga. Contribuíram também para orientar o desenho e a implementação de práticas de prevenção e de promoção à saúde, visando à mitigação do impacto da epidemia na população brasileira (GRANGEIRO et al., 2010).
A transmissão vertical tornou-se, no decorrer dos anos, a principal via de infecção do HIV em crianças. A primeira ocorrência de transmissão vertical registrada noBrasil se deu em 1985, no estado de São Paulo, onde foram diagnosticados dois pacientes, que representavam 0,4% do total de casos do período. No ano de 2006, foi responsável por 85,2% dos casos em menores de 13 anos de idade, e em2007, por 91,4% do total de casos. (GOMES et al., 2011).
O aumento de casos da Síndrome da imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS) em mulheres exigiu a implementação demedidas concretas de saúde pública, como: a realização de exames para o diagnóstico de infecção pelo HIV, denominados teste anti-HIV, durante a gestação, acompanhada de aconselhamento e adoção universal da terapia antirretroviral para gestantes e crianças expostas ao HIV (FEITOSA et al., 2008).
O aconselhamento é uma prática que oferece as condições indispensáveis para a interação entre assubjetividades disponibilizando a reciprocidade na troca de conhecimentos e sentimentos, constituindo um importante instrumento para a quebra da cadeia de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/ AIDS na medida em que propicia uma reflexão sobre os riscos de infecção e a necessidade de sua prevenção (FEITOSA et al., 2008).
Estas mulheres soropositivas, ao descobrirem que serãomães, procuram serviços de saúde onde irão receber assistência para que a gravidez ocorra de forma saudável, com o mínimo de risco tanto para ela como para seu filho, e principalmente onde possam ser bem acolhidas e tratadas com atenção individual. Destaca-se a necessidade de considerar a condição peculiar do atendimento que deve ser oferecido a este grupo de mulheres. Cabe destacar que aadequada aplicação das ações de prevenção é prejudicada pela dificuldade de acesso e baixa qualidade da assistência pré-natal, falta de informação tanto da equipe de saúde quanto da população sobre o avanço da epidemia na população feminina, falta de informação sobre a disponibilidade de intervenções eficazes na redução desse tipo de transmissão; disponibilidade insuficiente de exames na rede; e asdificuldades para obter os resultados após a solicitação do teste (ARAÚJO et al., 2012).
Em decorrência do aumento da vulnerabilidade feminina e, deste modo, também de crianças para a epidemia, o sistema familiar torna-se o alvo principal para a transmissão do HIV, determinando nos seus integrantes sentimentos de ameaças e discriminação, perante a sociedade. Seguindo esta linha de pensamento,identificamos a mãe soropositiva para o HIV como uma indispensável unidade cuidadora da criança também HIV soropositiva que, necessita por sua vez, também ser cuidada (VIEIRA; PADILHA; SANTOS, 2009).
Os exames anti-HIV, ainda que necessários à saúde da criança e da mulher devem respeitar o livre arbítrio da gestante/parturiente para a sua realização, sendo o aconselhamento etapa do processo de cuidadoque, adequadamente realizado, permite à mulher assumir atitude favorável à realização do exame, devendo-lhe ser garantido suporte emocional por ocasião da informação do resultado positivo e nos momentos subseqüentes (CARNEIRO; COELHO, 2010).
O diagnóstico da infecção pelo HIV, no período pré-concepcional ou no início da gestação, proporciona melhor controle da infecção materna e melhores...
tracking img