Acolhimento na sala de espera de uma uti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do Serviço Social no contexto hospitalar, impasses e desafios na Sala de Espera da UTI

INTRODUÇÃO
Ao longo da vida somos preparados e treinados para assumir múltiplos papeissociais, profissionais e familiares, mas, decerto, nesses papeis não vem incluído o papel de doente e/ou familiar de doente. No entanto, o confronto com situações de crise que a doença arrasta causarupturas na organização familiar, pois é um momento difícil tanto para o paciente como para seus familiares. Assim, a doença altera a realidade, provocando impacto no quotidiano da família tornandovisível:
 A vulnerabilidade que acomete todos os que passam por essa situação,
 Vivendo um momento de fragilidade e ansiedade devido à enfermidade
 Obriga a adaptar-se às regras institucionais.
Desconhecimento dos seus direitos de cidadania.
 A situação econômica que rapidamente se deteriora (doenças prolongadas)
 Entre outras
É neste cenário que o assistente social trabalha tendo umpapel de mediador no contexto hospitalar, intervindo com todos os grupos sociais, sobre as tensões, os conflitos, a violência, desajustamento psicossocial, desconhecimento dos direitos de cidadania,etc.
O assistente social decifra a realidade para construir propostas de trabalho criativas, capazes de preservar e efetivar direitos, facilitando a comunicação entre sistemas tendo sempre comoobjetivo a inclusão social nesta sociedade desigual. Não existem soluções mágicas, mas temos a disponibilidade e o saber para, em conjunto, traçar caminhos, delinear estratégias que, nesta faseconturbada, ajuda a tornar mais clara e mais ultrapassável a crise que se instalou. Quando, “após a crise, as famílias nos dão o” feedback” e percebemos nas suas atitudes e olhares a importância destaprofissão.
A atuação do Assistente Social, no ambiente hospitalar, implica em reforçar as noções de cidadania e de direito à saúde e às demais políticas sociais junto ao paciente, familiares e...
tracking img