Acolhimento na saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Implantação do acolhimento nos Centros de Saúde da SES/DF

--------------------------------------------------------------------------------


Histórico / Apresentação


Criou-se um grupo técnico para elaboração do Projeto de Acolhimento, sob a coordenação da Dra. Paula Francinete Vieira Pimentel e participação da pesquisadora Dra. Leila Bernarda D. Gottems, cuja pesquisaserviu de base para este projeto; a Dra. Marisa Pacini Costa, docente da ESCS e apoiadora do HUMANIZA-SUS do DF; a Dra. Matilde Braga, então Diretora de Assistente a Saúde da Regional de Taguatinga e componente do grupo de Humanização de Taguatinga, que trouxe sua contribuição com a experiência de implantação do acolhimento naquela regional.

Após aprovação do Projeto foi definido a seguintecomposição para a Implantação do Acolhimento nos Centros de Saúde da SES/DF:

Supervisão do Projeto de Implantação - Maria Jacira Leite Gonçalves de Abrantes, diretora da DIAPS;

Coordenação do Projeto de Implantação - Sandra Duarte Nobre Mauch, odontóloga, assessora da DIAPS;

Grupo Técnico - constituído o Grupo de Trabalho de Elaboração de Estratégias de Implantação do Acolhimento – GTEIApara propor a operacionalização da implantação. O GTEIA é formado por Adriana Ribas S. Farage, psicóloga, membro do GTH da Regional Norte e apoiadora da PNH/DF, Marisa Pacini Costa, médica do Numenati, docente da ESCS e apoiadora da PNH/DF, Mércia Maria Fernandes Lima Lira, chefe da UTI pediátrica do HRAS, membro do GTH do HRAS e apoiadora da PNH/DF, Wania Maria do Espírito Santo Carvalho,assistente social do Centro de Saúde do Paranoá, apoiadora da PNH/DF, com vasta experiência em pedagogias ativas. O GTEIA desenvolveu uma proposta de implantação que foi aprovada pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas - CODEP / FEPECS e DIAPS.

--------------------------------------------------------------------------------


Proposta de Implantação do Acolhimento nos Centros de Saúde:Apesar dos avanços e das conquistas do SUS-DF, ainda existem grandes lacunas no modelo de atenção e gestão dos serviços no que se refere à regulação do acesso e ao modo como o usuário é acolhido. Contudo, para que se efetivem mudanças, é necessário o envolvimento do conjunto dos profissionais no sentido de modificar o cotidiano do seu modo de operar o trabalho no interior dosserviços de saúde.

No caminho percorrido em um serviço de saúde, o usuário está em busca de alguém que possa conduzi-lo à solução de seus problemas. Deseja ser acolhido, compreendido em suas necessidades, examinado, orientado e sentir-se confiante da atenção e responsabilização dos profissionais em manter, recuperar ou restabelecer seu bem estar.--------------------------------------------------------------------------------


Política Nacional de Humanização – PNH / SUS

O acolhimento para a Política Nacional de Humanização é uma ação tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional / usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo deprodução da saúde (BRASIL, 2004).

O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços, assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários. Implica prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, orientando, quando for o caso, o paciente e a família em relação a outrosserviços de saúde para continuidade da assistência e estabelecendo articulações com estes serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos.

Neste sentido, o acolhimento foi definido como um dos projetos prioritários da Secretaria de Saúde do DF para o ano de 2008, no contexto de re-estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS-DF). O presente projeto abre a perspectiva de transformar a...
tracking img