Acolhimento institucional (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E SUAS CONSEQUENCIAS
O acolhimento institucional tem como medida de proteção voltada para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, e quepor algum motivo, precise se afastar da convivência familiar. Os principais aspectos devem ser de forma excepcional e provisória e se a convivência familiar e comunitária foi viabilizada; se o abrigocaracterizou-se como um muro que protege ou um muro que separa; se houve relação entre o uso de drogas ilícitas e o esgaçamento dos vínculos familiares. Primeiramente deve haver uma breve análisesobre as concepções de Família, Criança e Adolescente, e se tem dedica ao exame da Doutrina de Proteção Integral através de Projetos, leis e propostas de intervenção, voltados ao acolhimento e finalmentepor último às observações realizadas em instituições de acolhimento.

“Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo o que ela é e respeito pelo o que ela poderá ser.” PIAGETAo se contemplar a face de uma criança, seu sorriso e modo peculiar de enxergar o mundo e com ele interagir, observa-se, em geral, um sentimento de ternura, associado à renovação da vida,simplicidade, inocência e crença no porvir. Entretanto, muitas características que inspiram tais sentimentos, não são observadas na totalidade das crianças, mas em apenas uma pequena parcela desta faixaetária.
Os distintos olhares direcionados as crianças e adolescentes refletem na atenção que lhes é dispensada. Ao visualizar de forma mais ampla essa parcela da sociedade, entendemos que seus direitos sãodesrespeitados, fato que nos impulsiona a dedicarmos atenção especial a essa faixa etária. Deste modo, dentre os diversos serviços sociais destinados as crianças e adolescentes que se encontramtemporariamente afastados do convívio familiar, protegidas em Instituições de acolhimento.
Ao observar a convivência familiar e comunitária, foi viabilizada em consonância com o art. 19 do ECA, que...
tracking img