Acolhemento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Integração e Acolhemento


Introdução
No presente trabalho, iremos nos debruçar sobre o processo de integração e acolhimento de um novo colaborador numa organização, os cuidados que se devem ter en conta no acto de acolimento e integração. Uma vez que o colaborador ora chegado desconhece o meio em que esta para se integrar. Antes da integraçao o novo colaborador passa por varias etapas atechegar ao estagio de ser admitido na organização dai a grande necessidade de o acolhermos e o integrarmos como deve ser uma vez que as informaçoesões colhidas nas fases anteriores nao serem suficientes para que o colaborador esteja por dentro da organização. Para ale de que quando alguen ingressa em uma organisacao leva consigo uma gama de conhecimentos e aptidoes bem como um conjunto de valores esendo a organizacao compoeta por varios individuos com os aspectos atraz mencionados que poderao ser diferentes do colaborador a ser socializado. O sucesso ou fracasso do deste processo bem como o valor acrescentadoà empresa depende da atitude do proprio a integrar, mas tambem depende muito da actitude dos novos colegas de trabalho.


Acolhemento é o processo atravez do qual os colaboradoressao recebidos e integrados na empresa de forma a se tornarem produtivos no mais curto espaço de tempo.
O acolhimento devera ser sempre em funçao dos niveis da organização e do posto de trabalho


No primeiro nivel, o pricincipal objectivo é a passagem de da informação referente a missão, historia, cultura e estrategia da organização ou empresa, as informaçoes sobre os direitos e deveres dosfuncionarios ,,novo colaborador ,, bem como da entidade empregadora,realizandotambem uma visita as instalações da empresa para que o colaborador possa ser integrado.


No segundo nivel que é o posto de trabalho, deverao ser transmitidas informações sobre os pontos especificos do posto de trabalho, e da funcionalidade do mesmo, a apresentação dos colegas de trabalho dos responsaveis e dossuperiores hierarquicos visitando minunciosamente os locais de trabalho.

Integração consiste em acolher o o novo trabalhador proporcionando-lhe uma inserção que lhe possibilite efectuar o seu desenvolvimento e a sua aculturacao dos valores eticos proficionais e a missao de empresa em grandes difilculdades. Um funcionario novo forma muito rapidamente uma uma opiniao a cerca da empresa sendo o programa deintegraçao uma ferramenta importante para permitir um começo positivo de de novos funcionarios, assim as imformações que se recebe nos primeiros momentos do trabalho sao vitais.


.
Tipo de colaboradores e reacoes que se podem encontrar no momento da socializacao
Como se sente alguem no seu dia de trabalho
Podemos encontrar no momento da socializacao individuos do tipo:
1. Entusiastas –que veio para arrazar e vencer
2. Receoso – que tem medo de nao dar certo
3. Descompromissado – que não encontrou melhor coisa e veio para arriscar
4. O desesperado que veio porque quer emprego a todo o custo
5. O atraido pela imagem da empresa.
E reacoes do tipo:
Rebeldia: que sao individuos que regeitao todos os valores e normas da organizacao, que por vezes ate consegue mudarprofundamente a organizacao, or pior ainda ser demitido;
Individuo criativo: que aceita alguns valores da organizacao e normas basicas mas que regeita outros menos relevantes, conseguindo influenciar a organizacao com novas ideias eventualmenta mais eficazes.
Conformismo: o que aceita todas as normas e valores do organizacao sendo vantajoso para o individua a curto prazo mais prejudicial a longo prazo.Fases do processo de socializacao
O processo de socializacao envolve tres fazes basicas a saber:
Socializacao antecipatoria: o principal objectivo desta fase é de dar informacoes ao colaborador sobre a organizacao e sobre a funcao que concore. Greenber (1995)diz que os jornais revistas e relatorios anuais sao tambem uma fonte de socializacao, contudo, tanto as fontes formais como informais,...
tracking img