Acne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicamentos de uso tópico para tratamento de acne


- Benzoperóxido: Nomes comerciais Gel Benzac; Benzagel; Dermoxyl; Panoxyl e Solugel.
Efeitos: Remove a camada mais superficial da pele desbloqueando as glândulas sebáceas. Também mata as bactérias dos folículos pilosos desbloqueados, reduzindo a inflamação.
Reações: Pode ocorrer descamação; ressecamento da pele (com vermelhidão e possíveledema); sensação de agulhadas ou de calor no rosto; sensibilização alérgica de contato; branqueamento dos cabelos. Pode provocar ainda aumento da irritação da pele se associado com: outros derivados do ácido benzóico (como cinamon); tretinoína; outros produtos que ressecam a pele e pode inativar a tretinoína.
Contra-indicações: Evitar o contato com os olhos, lábios, membranas mucosas e com a pelemuito inflamada ou ferida; não se expor à luz do sol ou lâmpada ultra-violeta; não usar outros produtos para acne, simultaneamente, por conta própria; se após a primeira aplicação houver uma excessiva sensação de agulhadas ou queimação, remover o produto com sabonete suave e água, retomando a aplicação no dia seguinte.


- Ácido Salicílico: Nomes comercias Denorex Daily; Denorex Plus e Ionil.Efeito: Produz a descamação das áreas da pele que estão com hiperceratose.
Reações: Vermelhidão e crostas em lesões de pele.
Contra-indicações: Risco durante a gravidez; período de amamentação; não usar o produto em criança menor de 2 anos; diabéticos ou pacientes com insuficiência circulatória; em verrugas; marcas de nascença ou papilas nas quais haja pêlos; hipersensibilidade ao ácidosalicílico.


- Adapaleno: Nome comercial Differin.
Efeitos: Diminuui os comedões e interfere com os processos de queratinização e diferenciação epidérmicas da acne.
Reações: Pode provocar coceira e queimação após aplicação; vermelhidão; pele seca; coceira; queimação.
Contra-indicações: Em casos de acne severa; criança; durante a gravidez; mulher amamentando; pele lesada (cortes e abrasões) oueczematosa; não deve ser utilizado concomitantemente com outros retinóides ou drogas de ação similar. Normalmente irrita a pele; o uso do produto deve ser interrompido se ocorrer reação de sensibilidade ou irritação severa; no caso de tratamento anterior com outras preparações locais esfoliantes, recomenda-se esperar o completo restabelecimento da pele antes de iniciar o tratamento com o produto;evitar exposição ao sol e raios ultra violeta; usar roupas que protejam bem a pele, protetores e bloqueadores solares indicados pelo médico quando sair de casa; em caso de exposição eventual ao sol (ex: praia), não utilize o produto na véspera, no próprio dia da exposição e no dia seguinte; se houver queimadura de sol, espere a recuperação da pele antes de reiniciar o tratamento com o produto; o usoconcomitante com produtos cosméticos de limpeza, adstringentes ou irritantes, ou produtos que contenham álcool ou fragrância pode produzir efeitos irritantes adicionais. Entretanto, tratamentos tópicos antiacne ( eritromicina até 4% ou gel aquoso de peróxido de benzoíla até 10%) podem ser utilizados de manhã quando o adapaleno for usado à noite, uma vez que não ocorre degradação mútua ou irritaçãocumulativa. Comunicar ao médico caso a paciente fique grávida durante o tratamento.


- Eritromicina: Nomes comerciais Eriflogin; Eritrex; Ilosone; Eryacnen; Pantomicina; Stiemycin.
Efeitos: Atua nos ribossomos das bactérias inibindo a síntese de proteínas. É bacteriostático (em altas doses pode ser bactericida). Absorção: biodisponibilidade varia de 30 a 65%. Alimentos podem ou não interferirdependendo do sal da eritromicina. Biotransformação: mais de 90% no fígado, metabólitos inativos. Pode acumular na insuficiência hepática grave. Eliminação: principalmente bile/fezes, urina o restante.
Reações: Coceira na vagina ou no ânus; candidíase oral ( com o uso prolongado); crescimento de bactérias ou fungos; cor amarelada nos olhos ou na pele; cólica abdominal; desconforto abdominal;...
tracking img