Acionamento eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acionamentos e Máquinas Elétricas


Acionamentos e Máquinas Elétricas

ÍNDICE
1. Introdução 2. Botoeiras 2.1. Botoeira de emergência 2.2. Cor do botão 3. sinalizadores 3.1. Sinalização sonora 4. Fusíveis 4.1. Características 4.2. Fusível tipo D 4.3. Fusível tipo NH 4.4. Dimensionamento de fusível 5. Disjuntor 6. Relé Térmico de sobrecarga 6.1. Representação dos relés 6.2. Parametrização7. Contator 7.2. Defeitos mais comuns 7.3. Representação dos contatores 8. Partida direta de motor de indução trifásico 8.1. Montagem do circuito de comando e potência 9. Partida direta de motor de indução trifásico com reversão 9.1. Intertravamento potência 9.2. Montagem do circuito de comando e potência 02 02 03 03 04 04 05 05 06 07 07 09 10 11 12 13 14 14 17 17 19 19 19

1

Acionamentos eMáquinas Elétricas

1. INTRODUÇÃO Comandos elétricos tem por finalidade a manobra de motores elétricos, que são elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se por manobra o estabelecimento de condução ou interrupção de corrente elétrica em condições normais de funcionamento. O operador não entra em contato com o sistema de manobra (circuito de força),que leva as fases atéo motor.Ele comanda o circuito de força a partir de um circuito de comando ( controle). O circuito de comando utiliza botões pulsadores ou chaves comutadoras e através de sinalizadores instalados no painel ou locais visíveis pode-se visualizar o funcionamento. Todos os dispositivos instalados para monitorar ou controlar variáveis, como corrente e temperatura no motor, têm seus contatos auxiliaresinstalados no circuito de comando, de acordo com o projeto desenvolvido para execução dessa tarefa. 2. BOTOEIRAS Botão de comando é um dispositivo elétrico com contatos abertos e fechados utilizado para abrir e fechar circuitos,ele atua quando é pressionado. De acordo com o tipo de sinal enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como pulsadoras ou com trava. No caso decomandos elétricos a “chave” que liga os motores é diferente de uma chave usual, ou seja os interruptores que temos instalados em nossas casas, a diferença principal esta na posição, ou seja os interruptores possuem uma única posição, mesmo quando tiramos a pressão do dedo, nas chaves industriais o comportamento é diferente onde há o retorno para a posição de repouso através de uma mola, como ilustra afigura 2.1.

Fig.2.2-Botão pulsador

Fig.2.1-Botoeira tipo cogumelo Fig.2.3-Botão giratório com trava

2

Acionamentos e Máquinas Elétricas

2.1 BOTÃO DE EMERGÊNCIA O botão do tipo cogumelo(Figura 2.4), também conhecido como botão soco-trava, quando é acionado, inverte os contatos da botoeira e os mantém travados. O retorno à posição inicial se faz mediante um pequeno giro do botão nosentido horário, o que destrava o mecanismo e aciona automaticamente os contatos de volta a mesma situação de antes do acionamento.

Fig.2.4-Botão de emergência

2.2 COR DO BOTÃO A cor do botão esta ligada a atividade que ele exerce. Como exemplo o botão vermelho, cuja função é de desligar ou parada de emergência e o verde é utilizado para dar partida ou ligar. A Tabela 2.1 mostra algumasfunções relacionadas a cor de acordo com a norma IEC 73 E VDE 0199.

FUSÍVEIS
Tabela 2.1

3

Acionamentos e Máquinas Elétricas

3. SINALIZADORES
Nos mais diversos ramos da atividade industrial a sinalização é de suma importância, quer seja na área de segurança ou funcionamento das máquinas do processo fabril. Com a finalidade de indicar o status de um circuito, facilitando para osoperadores o reconhecimento das diversas situações da operação. Existem sinalizadores com lâmpadas e sinalizadores luminosos com LED ( diodo emissor de luz).Os sinalizadores com LED (Figuras3.1 e 3.2 ),apresentam inúmeras vantagens:grande durabilidade;excelente suportabilidade aos choques, às vibrações e às sobretensões;baixo consumo.

Fig.3.1 Sinaleiro Difuso

Fig.3.2 Sinaleiro refratário

3.1...
tracking img