Acidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS

Ácido:

Os antigos químicos chamavam de ácidos a qualquer substância que apresentasse sabor semelhante ao do vinagre. Os ácidos são caracterizados pelapresença do hidrogênio. Nos ácidos, o número de oxidação do hidrogênio é sempre +1 e, por isso, o radical a ele ligado tem sempre número de oxidação negativo. Isto é,Hidrogênio + radical ácido

Exemplos: HCL, H2SO4, HCN, H4P2O7, HCLO, H2CO3, H2S

Nas fórmulas moleculares dos ácidos, aparece sempre em primeiro lugar o hidrogênio.

Bases:São substâncias que, em solução aquosa, dissociam-se liberando OH¬¬¬ como único ânion. Todo hidróxido é uma base, e toda base recebe prótons.

Exemplo: NaOH, Ca(OH)²Nas fórmulas das bases, o grupo OH aparece sempre em último lugar.

pH :
A sigla pH significa potencial hidrogeniônico, serve para indicar a concentração dos íons dehidrogênio de uma substância, determinando se é ácida (pH de 1 a 6,9), neutra (pH igual à 7) ou alcalina (pH de 7,1 a 14).
NaOH :
É uma base pois libera OH - em solução aquosa,chama-se Hidróxido de sódio e é uma base forte pois pertence à família 1A da tabela periódica.
HCl :
Solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo sermanuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa.Indicador Universal:
É uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou seco em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14.Água Destilada :
A água destilada consiste numa água quimicamente pura, isto é, purificada por destilação de modo a eliminar os sais nela dissolvidos e outros compostos.
tracking img