Acidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
FAENG

EVERTON RENAN FRANCINO DA SILVA - 707137
THIAGO FRANCISCO FRIA – 707233
BRUNO DE JESUS - 702600

RELATÓRIO
Ácidos e bases.

SANTO ANDRÉ
2011

EVERTON RENAN FRANCINO DA SILVA - 707137
THIAGO FRANCISCO FRIA – 707233
BRUNO DE JESUS - 702600

RELATÓRIO
Ácidos e bases.

Relatório apresentado como parte dos requisitos para aprovaçãona disciplina de Química Geral e Experimental I do Curso de Engenharia do Centro Universitário Fundação Santo André.

Professor: EDVALDO LUIS ROSSINI


SANTO ANDRÉ
2011

RESUMO




Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, sendo que uma delas é considerada, geralmente, como sendo o solvente, o meio no qual a outra substância, o soluto, é dissolvida. Comrelação ao estado físico de seus componentes, existem muitos tipos possíveis de pares soluto-solvente, por exemplo, gás em gás, líquido em líquido, sólido em líquido, gás em líquido, líquido em sólido, gás em sólido e sólido em sólido. As soluções de que nos recordamos com mais facilidade são soluções que têm um líquido como solvente. Em particular, soluções, cujo solvente líquido é a água (soluçõesaquosas) merecem especial atenção devido a sua importância em química industrial, analítica e fisiológica

SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO....................................................................................................01
2 OBJETIVOS.......................................................................................................02
3 REVISÃO DALITERATURA..............................................................................03
4 MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................................04
4.1 Materiais..........................................................................................................04
4.2Métodos..........................................................................................................05
5 RESULTADOS...................................................................................................06
6 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS................................................09
7 CONCLUSÃO.....................................................................................................10REFERÊNCIAS.....................................................................................................11
QUESTIONÁRIOS.................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Soluções aquosas podem ser ácidas, neutras ou básicas. A acidez de uma solução aquosa é de fundamental importância em química, sendo sua determinação e seu controle muitas vezes necessários.
Uma solução ácida podeser reconhecida por possuir sabor azedo, reagir com certos metais (Zn, Mg, Fe, etc.) produzindo sais e liberando gás hidrogênio (H2), mudar a cor de certas substancias denominados indicadores ácido-base, neutralizar as propriedades características das soluções básicas e possuir, a 25°C, pH abaixo de 7.
Uma solução básica, por sua vez, pode ser reconhecida, por possuir sabor amargo, ser escorregadiaao tato, mudar a cor dos indicadores ácido-base, neutraliza as propriedades características das soluções ácidas e possuir, a 25°C, pH abaixo de 7.
           A teoria de Arrhenius diz que o que causa acidez é a espécie H+(aq) produzida quando certas substancias (ÀCIDOS) se dissolvem em água e se ionizam.
De acordo com a teoria (mais avançada e mais geral) de Bronsted e Lowry, o que causa acidezé a espécie H3O+(aq) produzida pela reação destas mesmas substancias com a própria água.
O que causa BASICIDADE, por sua vez, segundo a teoria de Arrhenius e também a de Bronsted e Lowry, é a espécie OH-(aq) produzida quando certas substancias (BASES) são dissolvidas em água, sofrendo dissociação ou, então reagindo com a própria água.
            O motivo pelo qual uma solução ácida...
tracking img