Acido acetilsalicilico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Determinação da ordem e da velocidade de reação da hidrólise alcalina do Ácido Acetilsalicílico



Introdução
O ácido salicílico teve início noséculo V com Hipócrates, filósofo e médico, considerado o pai da medicina moderna. Vindo provavelmente das plantas, o ácido acetilsalicílico é uma substância natural isolada do salgueiro branco. Asalicilina, o princípio ativo do salgueiro branco, foi estudado e analisado e foi constatado como uma substância glicosídeo (substância formada pela união de glúcido, ou seja, carboidratos), e porhidrólise e oxidação, obteve o ácido livre. A primeira síntese do ácido salicílico foi realizada pela reação do fenóxido de sódio e o dióxido de carbono. (Pinto; Ângelo; Alguns aspectos da história daaspirina).

O ácido acetilsalicílico também conhecido como Aspirina, tem grande importância na área farmacêutica, sendo indicado para o alívio de dores de cabeça, inflamações, entre outros. Este tambémpode ser utilizado na parte dermatológica, como pomadas para a ação fungicida.
A reação do ÁAS envolve um mecanismo de catálise ácida, onde há a protonação do anidro acético pelo ácido sulfúrico, ouseja, um próton de H+ se liga ao anidro acético, formando um carbocátion que ao ‘’pegar’’ um par de elétronsdo oxigênio, o átomo de H+ é transferido para um átomo de oxigênio de éter. Depois disso,ocorre uma reação de eliminação onde é originado o ácido acético, que, por perder um elétron vira o ácido acetilsalicilico

Objetivo
Determinar o mecanismo de reação, a constante velocidade e a ordemda reação da hidrólise alcalina do Ácido Acetilsalicílico (AAS).
Metodologia
Para a preparação do AAS, temos disponíveis três concentrações diferentes para preparar, a primeira temos que transferir0,5mL da solução A de AAS (solução B); no segundo, será transferido 1,0mL de AAS (solução C) e no terceiro, transferir 1,5mL de AAS (solução D), todos para um balão volumétrico de 25mL e completar...
tracking img