Acidificação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 INTRODUÇÃO 11
1.1 Objetivos 12
1.2 Justificativas 12
1.3 Metodologia 12
2 O CANHONEIO 13
2.1 Vantagens e desvantagens do canhoneio 14
2.2 Descrição do processo 14
2.3 Hidrocodes 18
3 CLASSIFICAÇÃO 21
3.1 Underbalance 21
3.2 Overbalance 22
3.3 Extreme overbalance 23
4 MÉTODOS DE CANHONEIO 24
4.1 Convencional 24
4.2 Through Tubing 25
4.3 Tubing Conveyed Perforation 254.3.1 Vantagens e desvantagens do TCP 26
5 ASPECTOS RELACIONADOS A EFICIÊNCIA DO CANHONEIO 28
5.1 Limpeza dos orifícios 28
5.1.1 Zona de dano 29
5.2 Geometria do canhoneio 29
5.2.1 Densidade de tiros: 29
5.2.2 Profundidade de penetração: 29
5.2.3 Defasagem entre tiros 30
5.2.4 Distância entre o canhão e o revestimento 30
5.2.5 Diâmetro do orifício 30



1 INTRODUÇÃO
Após a perfuração,um poço de petróleo precisa ser colocado em condições de produzir de maneira segura e econômica. Chamamos de completação o conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás ou injetar fluidos (Thomas, 2001).
A completação é uma das etapas mais importantes do processo produtivo de um poço de petróleo. Uma completação eficiente pode prolongar a vida útil do poço e evitardezenas de problemas de produção.
A grande maioria dos poços de petróleo, após a perfuração necessita de um revestimento de aço. Este procedimento é feito para uniformizar o diâmetro do poço, evitar desmoronamentos , proporcionar seletividade das áreas produtoras e evitar colapso. O espaço anular entre este revestimento e a formação é cimentado e dessa forma fixado. Após este procedimento faz-senecessário comunicar novamente a formação com o interior do poço. A este procedimento damos o nome de canhoneio.
O canhoneamento é o responsável por conectar a formação com o interior do poço, criando túneis cuja geometria dependerá de fatores como característica da rocha-reservatório e intensidade do canhoneio (Bellarby, 2009). Esta é uma das etapas mais delicadas do processo de completação,causa danos a formação (principalmente nas áreas mais próximas ao canhão) e pode reduzir o fluxo de hidrocarbonetos por gerar regiões de baixa permeabilidade devido a compactação dos poros da rocha.
Além dos fatores econômicos existem os riscos a segurança do poço, que neste caso são potencializados pelo fato de estarmos manipulando explosivos. A preocupação com a segurança deve ser constante parao Engenheiro de Petróleo pois uma falha pode trazer prejuízos financeiros incalculáveis para a empresa, além de ter impacto negativo na imagem da organização.

1.1 Objetivos
Hdhhweihweirbibw
Nwn








1.2 Justificativas
Escrever sobre os objetivos do trabalho.

1.3 Metodologia
Dbbdbdjbjbbbdbjasndsndn.nsndisnd
Dsmds









2 O CANHONEIO
O requisito mínimo parasucesso na completação de um poço é o estabelecimento de uma comunicação limpa e efetiva entre o poço e a formação.
Segundo (Corrêa, 2003) nos poços de petróleo:
[...] a tecnologia de cimentação evoluiu a partir de 1920 e nos idos de 1930, alguns poços foram completados usando-se cimento. A cimentação de um poço é operação essencial em todas as completações pois é necessária uma boa aderência docimento no espaço entre o revestimento e a formação produtora (reservatório). Atualmente a maioria dos poços são cimentados cobrindo todo o reservatório e cobrindo uma certa altura acima do topo do mesmo. O fluxo de fluidos para o poço é estabelecido fazendo-se furos laterais ou perfurações, através da utilização de um equipamento especial, contendo cargas explosivas dirigidas.

De acordo com(Thomas, 2001):

[..] Para comunicar o interior do poço com a formação produtora, perfura-se o revestimento utilizando-se cargas explosivas, especialmente moldadas para esta finalidade. A explosão dessas cargas gera jatos de alta energia que atravessam o revestimento, o cimento e ainda podem penetrar até cerca de um metro na formação, criando os canais de fluxo da formação para o poço (ou vice...
tracking img