Acidez e alcanilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO






Este relatório tem como principal objetivo determinar a acidez e alcalinidade de amostras reais de esgotos. A acidez nos esgotos é causada principalmente pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados. A determinação da acidez é de utilidade, uma vez que uma brusca variação do seu valor normal poderá indicar o lançamento de algum resíduo industrialnos esgotos domésticos. A maioria das águas é considerada alcalina, embora possam conter CO2 que, combinado com a molécula de água, formará ácido carbônico (H2CO3). Por essa razão muitas águas contêm acidez e alcalinidade, em cujos casos a acidez pode ser devida unicamente ao dióxido do carbono.
Este experimento buscará quantificar os elementos causadores da acidez e da alcalinidade, usandocomo método a Titrimetria (Titulação) de Neutralização.





















REVISÃO BIBLIOGRÁFICA





2.1 Análise Volumétrica



A análise Gravimétrica é o mais rigoroso de todos os métodos químicos de análise. Além disso, o seu domínio de aplicação é muito visto, pois quase todos os elementos (são raras as exceções) formam compostos pouco solúveisque permitem doseá-los quantitativamente por este método.
No entanto, a Análise Gravimétrica tem um defeito: é que os doseamentos são morosos. Nos casos mais favoráveis, os resultados da análise só se obtém, ao fim de algumas horas e, muitas vezes, as operações só se conseguem terminar no dia seguinte.
Uma tal lentidão não se coaduna, muitas vezes, com as necessidades da práticaindustrial. Por exemplo, no controle químico de qualquer processo tecnológico ( a fusão num alto forno, ou num forno de Martin, etc.) os resultados de análise têm de se conhecer a tempo de se poder intervir na operação em curso, para evitar qualquer fracasso. Uma análise terminada a tempo, permite orientar uma dada operação e obter uma produção de boa qualidade. Pelo contrário, uma análise muitometiculosa torna-se inútil, se os resultados demorarem e ser conhecidos.
A análise Volumétrica tem portanto este grande vantagem sobe a gravimetria: é de execução muito mais rápida. A aceleração do doseamento obtêm-se neste caso, por que, em vez de se efetuar a passagem do produto da reação, mede-se o volume de solução do reagente cuja concentração (ou, como se costuma dizer, título, éconhecida com rigor.
Chama-se de título à quantidade, em gramas, da substância dissolvida existentes em um milímetro de solução. Por exemplo, a expressão título duma solução de H2SO4 é 0,0049g/mL, significa que em um mililitro dessa solução existem 0,0049g de H2SO4.
O título designa-se pela letra T, com indicação da fórmula química do composto. Por exemplo, no caso considerado:TH2SO4 = 0,0049g/mL


Uma solução cujo título é rigorosamente conhecido chama-se solução titulada.
Comparando a Análise Volumétrica com a Gravimétrica, vemos que em lugar de operações demoradas como a precipitação (com maturação posterior do precipitado), a filtração, a lavagem, a calcinação do cadinho vazio e com o precipitado, etc...; na Análise só tem de seefetuar uma única operação, a titulação, que em regra só exige alguns minutos, desde que já se tenha uma certa prática.
A precisão das volumetrias é um pouco inferior á das gravimetrias, pois a pesagem numa balança analítica é um pouco mais precisa do que a medição do volume na bureta. Mas, se o trabalho for feito com correção, a diferença da determinações é tão pequena que, na maioria doscasos, se pode desprezar. Por isso, desde que seja possível, é preferível proceder aos dosesamentos pelos métodos voluméticos.
Mas para que uma reação qualquer possa servir de base a uma titulação, terá que satisfazer a uma série de condições.



2.2 Classificação dos métodos da análise volumétrica



As reações utilizadas na Análise Volumétrica podem classificar-se de...
tracking img