Acidentes nucleares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA BÁSICA VALLIS LONGUS |
Acidentes nucleares |
O caso de Chernobyl |
|
Ana Machado Nº1 9ºB |

Acidentes nucleares são acidentes que ocorrem em instalações nucleares.
Acidentesradioactivos são caracterizados por:

* Campos de intensa radiação não intencional
* Liberação não controlada de grandes quantidades de material radioactivo
* Envolvendo exposição oucontaminação de seres humanos ou do meio ambiente
* Causar sérios danos ou morte

Apesar da descoberta da energia atómica nos ter trazido muitas vantagens, como tudo, também teve os seus senãos. Um dessessenãos é o caso da bomba atómica, uma má aplicação desta descoberta. Os acidentes nucleares e os problemas com os resíduos radioactivos só vem comprovar que o Homem é ainda um aprendiz destatecnologia, embora esteja convencido do contrário.
De acordo com os dados fornecidos pelo estado americano, nos finais da década 80, encontravam-se armazenados (apenas nos Estados Unidos), em tanquesespeciais de aço, entre 300 e 400 milhões de litros de resíduos radioactivos. O ecologista brasileiro Júlio José Chiavenato afirma que "1% desse lixo atómico é mais poderoso do que todas as emissõesliberadas pelas bombas atómicas detonadas até hoje."  Segundo o ecologista qualquer animal vivo hoje na Terra tem traços de estrôncio-90 nos ossos, um composto resultante dos processos de industrializaçãonuclear.
Actualmente existem mais de 400 centrais nucleares em operação no mundo, a maioria delas nos Estados Unidos, França, Inglaterra e países do Leste europeu.
Juntamente com os factossupramencionados,  por "razões de segurança", quando acontece um acidente nuclear dificilmente são dadas todas as informações sobre o que realmente ocorreu, a não ser que o acidente seja muito grave como foi oda central nuclear de Three Mile Island nos Estados Unidos em 1979 e o de Chernobyl, na Rússia, em 1986. De qualquer forma, o que já ocorreu na segunda metade deste século no que toca a acidentes...
tracking img