Acidentes em anestesiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTES EM ANESTESIA LOCAL

SINOPSE

O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de estudar os possíveis acidentes e complicações em anestesia local. Tais acidentes podem acarretar em trauma, paralisia, assim como edemas. É de grande importância o conhecimento do profissional de Odontologia da técnica anestésica, da causa do acidente e os problemas que podem ocorrer, para que seja feitauma prevenção, e diante de qualquer desvio do padrão normal, seja realizado o tratamento correto.

UNITERMOS: Acidentes com anestésico local, técnica, prevenção e tratamento.

ABSTRACT

The present research work has the objective of studying the possible accidents and complications in local anesthesia. Such accidents can cart in trauma, paralysis, edemas, it is of great importance theprofessionals of the anesthetic technique knowledge, of the cause of the accident and the problems that can happen, so that it is made a prevention, and before any deviation of the normal pattern, the correct treatment be accomplished.

UNITERMS: Accidents with local anesthetic, technique, prevention and treatment

INTRODUÇÃO

Dá-se o nome de anestesia a perda completa de todas as sensações,incluindo a sensação dolorosa. Quando um paciente se submete a uma anestesia local, quer dizer que a droga anestésica foi usada próxima aos nervos sensoriais e prevenindo temporariamente a condução de impulsos nervosos ao cérebro e a solução foi usada injetando-a no tecido.
Pode-se definir como uma “complicação produzida por anestésico”, qualquer desvio do padrão normal, esperado durante ou após ainjeção de anestésico local.
Quando anestesiamos, não deveriam ocorrer efeitos colaterais resultantes da solução anestésica ou penetração da agulha, quando ocorre qualquer desvio do padrão esperado, o clínico pode-se considerar diante de uma complicação anestésica.
A evolução dos anestésicos locais possibilitou maior eficiência terapêutica e ampliou a segurança clínica desses fármacos, tornando otratamento odontológico um procedimento mais confortável e, portanto, menos estressante para o paciente. A anestesia local é o método mais utilizado para o controle da dor transoperatória em Odontologia, sendo essencial para o sucesso dos procedimentos clínicos. O enorme volume de anestésicos locais utilizados pelos cirurgiões-dentistas e a importância da qualidade anestésica produzida têmincentivado uma constante busca de novos agentes e novas formas de administração.

OBJETIVO DO TRABALHO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar ao cirurgião dentista como evitar os acidentes relacionados a anestésicos locais e quais medidas devem ser tomadas se os mesmos ocorrerem.

REVISÃO DE LITERATURA E DISCUSSÃO

O uso de medicamentos é comum na prática odontológica, e aadministração de anestésicos locais é considerada essencial sempre que procedimentos potencialmente dolorosos forem contemplados.
Os anestésicos locais são drogas relativamente seguras quando usados da forma recomendada. Porém quando se faz uso de anestésicos locais há várias possíveis complicações associadas à administração:
1. Quebra da agulha
2. Dor à injeção
3. Queimação à injeção
4. Anestesia ouparestesia persistente
5. Trismo
6. Hematoma
7. Infecção
8. Edema
9. Necrose dos tecidos
10. Lesão dos tecidos moles
11. Paralisia do nervo facial
12. Lesões intra-orais pós-anestésicas

Essas complicações são consideradas de origem local. Deve ser enfatizado que sempre que houver uma complicação associada à administração de anestésico local, esta deve ser registrada no prontuário dopaciente.

Quebra da agulha

Desde a introdução das agulhas descartáveis, a quebra e a perda da agulha nos tecidos tornaram-se extremamente raras, mas ainda há relatos de quebra de agulha em alguns casos.
A causa primária de quebra da agulha é o movimento inesperado do paciente no momento da penetração da agulha. Agulhas mais finas são mais propensas a quebrar que agulhas mais grossas. Agulhas...
tracking img