Acidentes do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidentes do trabalho: Acaso ou descaso?
Indicadores Epidemiológicos
Um dos importantes usos da epidemiologia é fornecer elementos para nortear o estabelecimento de prioridades em termos de prevenção. Em relação aos acidentes de trabalho, essa disciplina é capaz de:
• Descrever, segundo os parâmetros clássicos de pessoa, local e tempo, a ocorrência dos acidentes do trabalho;
• Estimar osriscos de acidentar-se, de ficar inválido, e de morrer, segundo ramo de atividade econômica, ocupação, região geográfica e outros parâmetros;
• Avaliar a evolução da ocorrência dos acidentes comparando-as com variações na atividade econômica, introdução de novas tecnologias e implementação de medidas de prevenção;
• Avaliar o impacto dos acidentes na vida dos acidentados em termos de saúde mental,desenvolvimento de doenças psicossomáticas, hipertensão arterial e outras.
Os métodos epidemiológicos analíticos podem contribuir para desvendar o papel de fatores que tem impacto na acidentalidade (econômicos, tecnológicos, preventivos etc) e, igualmente, para a avaliação do efeito do acidente na vida das vitimas, comparativamente aos trabalhadores que não se acidentaram, seja em termos desobrevida (estudos de sobrevivência), seja em termos de morbidade (estudos de caso-controle e de coorte).
Os indicadores epidemiológicos constituem instrumento valioso para acompanhamento da evolução da ocorrência dos acidentes de trabalho.
Incidência e taxa de freqüência são indicadores utilizados para medir a ocorrência dos acidentes do trabalho. Aliados a um terceiro indicador, a taxa de gravidade,constituem importantes ferramentas para a definição de prioridades.
A incidência é a razão entre o número de casos de acidentes do trabalho (numerador da fração) e a população exposta ao risco de vir a acidentar-se (denominador da fração) em determinado local (país, região, cidade, ramo de atividade etc.) e em determinado intervalo de tempo. Para evitar trabalhar com cifras muito pequenas, ovalor obtido é geralmente multiplicado por 1.000.

Nº de acidentes do trabalho ocorridos
Incidência=------------------------------------------------------ x 1.000
N° de trabalhadores expostos
ao risco de acidentar-se

Exemplo de cálculos: em 1970 foram registrados junto à Previdência Social 1.214.174 acidentes do trabalho e a população segurada estimada foi de 7.284.022 trabalhadores. Ocálculo da incidência revela que, em 1970, ocorreram 166,7 acidentes do trabalho por 1.000 trabalhadores.
A taxa de freqüência é um indicador mais preciso do que a incidência, pois leva em conta o número de horas trabalhadas pelos expostos ao risco de se acidentar no trabalho. Ela é calculada por:

N° de acidentes do trabalho ocorridos
Taxa defrequência=------------------------------------------------------ x 1.000.000
N° de horas-homem
trabalhadas

A taxa de freqüência de acidentes do trabalho leva, pois, em consideração a dinâmica da população trabalhadora: ao deixar o trabalho por demissão, aposentadoria ou outra causa, o trabalhador, simultaneamente, deixar de estar exposto ao risco de acidentar-se não podendo mais contribuir para o denominador (número dehoras-homem trabalhadas).
Vejamos dois exemplos:
Uma empresa A com dez empregados, num mês qualquer, registrou um total de 1.760 horas-homem trabalhadas. Se nesse mês um dos trabalhadores tiver se acidentado, a taxa de frequência de acidentes dessa empresa, nesse mês, será calculada por:

1 acidente
Taxa de frequência = ------------------------- x 1.000.000 = 568,1
1.760 horas-homemtrabalhadas
A taxa de frequência de acidentes da empresa A no mês em questão foi de 568,1 acidentes por milhão de horas trabalhadas.
No mesmo mês, suponhamos que na empresa B tenham sido registrados dez acidentes do trabalho em 176.000 horas-homem trabalhadas.
Teremos:

10 acidentes
Taxa de frequência =---------------------------------- x 1.000.000 = 56,8
176.000 horas-homem
trabalhadas
A taxa...
tracking img