ACIDENTES DE TRABALHO EM MEMBROS SUPERIORES EM UMA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA DE MINAS GERAIS

10113 palavras 41 páginas
1 INTRODUÇÃO

O acidente de trabalho nasceu com a necessidade que tem o homem de prover as condições favoráveis para a sua existência. Todavia, esses acidentes só chamaram a atenção dos governantes quando, em virtude do seu elevado número, adquiriram as dimensões de um problema social.

Os agravos à saúde do trabalhador vêm acompanhando historicamente o desenvolvimento econômico e a divergência dos processos produtivos. A extensão social do processo de trabalho e sua ligação com as doenças e acidentes ocupacionais têm surgido como sujeitas a essa dinâmica, na qual, em períodos de crescimento espera se que exista o aumento do nível de ocupação e queda na taxa de desemprego e, em momentos de redução de atividade, o efeito inverso é aguardado, exercendo influência na propensão dos acidentes de trabalho e na variedade de trabalhadores expostos (WUNSCH FILHO, 1999).

Para Lacaz (1996), a década de 1980 representa um marco histórico para a saúde do trabalhador, pois este passa a ser aceito como sujeito possuidor de saber e não simples consumidor de serviços de saúde. O campo saúde do trabalhador, segundo o autor, tem como objetivo a participação dos trabalhadores no processo de avaliação e controle dos acidentes de trabalho e não se limita à concepção de riscos profissionais e agentes causadores (físicos, biológicos, químicos, mecânicos e ergonômicos), mas reconhece outras determinações para os sofrimentos físico e mental, relacionando-as com o processo produtivo.

Essa exposição relaciona-se com cada processo produtivo em que as tecnologias praticadas podem gerar novos riscos e chocar diferentemente no perfil dos acidentes de trabalho.

Os acidentes de trabalho relacionam-se àqueles que ocorrem no exercício do trabalho a serviço da empresa causando lesão corporal ou perturbação funcional que motivando a perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho e até mesmo a morte (BRASIL, 2006A).

De modo esquemático, pode-se dizer que

Relacionados