Acidentes com materiais perfurocortantes em prontos socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM PRONTOS SOCORROS


Robson Ramos de Souza
Acadêmico do segundo período de graduação em Biomedicina modalidade Bacharelado.
Robcharles Rodrigues
Acadêmico do segundo período de graduação em Biomedicina modalidade Bacharelado.
Janaina Ninmann
Acadêmica do segundo período de graduação em Biomedicina modalidade Bacharelado.
Bárbara AlauannyGonçalves
Acadêmica do segundo período de graduação em Biomedicina modalidade Bacharelado
André Luiz Reis Pinto da Silva
Acadêmico do segundo período de graduação em Biomedicina modalidade Bacharelado
Osmair Silva Ferreira
Acadêmico do segundo período de graduação em Biomedicina modalidade Bacharelado

RESUMO


Conforme abordado na revisão literaria, ficou explícito a necessecidade dodesenvolvimento de uma pesquisa abordando a incidencia de acidentes com materiais perfurocortantes em Pronto Socorros, objetivando expor a vulnerabilidade e/ou a invulnerabilidade dos profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes de quatro Pronto Socorros de cidades diferentes, o estudo será transversal e abordara os temas de biossegurança com a finalidade de servir como indicadores para osacidentes ocorridos em Pronto Socorros. Com a finalidade de aponta uma “MACHA” das principais causas envolvendo acidentes com profissionais de Pronto Socorro.


INTRODUÇÃO
De acordo com as Normas e Manuais Técnicos, (2006) Acidente de trabalho é o evento súbito ocorrido no exercício de atividades laborais, independentemente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhadoracometido, e que acarreta dano à saúde, potencial ou imediato, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa, direta ou indiretamente, a morte, ou a perda ou a redução permanente ou temporária, da capacidade laboral.
Em estudo realizado por SPAGNUOLO, et all. (2008) aborda um aspecto descritivo de analise de dados, onde aponta os profissionais de enfermagens e auxiliares os que maisse acidentam com material perfurocortante, pois são eles os profissionais da saúde que mais estão em contato com atendimento ao paciente, e o Pronto-socorro são locais de trabalho considerados como macha de risco, pois é um local com um numero alto de realização de procedimentos, e são sempre locais de alta tensão e muitas vezes de excesso de trabalho.
Segundo BRANDI, et all. (1998) nadécada de 80, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida teve influencia na preocupação com o manuseio dos materiais perfurocortantes, esse fator aumentou a preocupação, e a promoção de estudos correlacionados com acidentes provocados por materiais perfurocortantes.
Ainda, Salienta BRANDI, et all. (1998) que o Pronto-Socorro tem elevado índice de acidentes e os enfermeiros e auxiliares deenfermagem foram as classes que mais se acidentaram
Com o objetivo de obter dados de acidentes com materiais perfurocortantes exclusivamente em pronto socorro e identificar o que leva acontecê-los, esse estudo servira de fonte de dados para descrever onde apresentou maior vulnerabilidade em uma equipe de pronto socorro, e quais eventos propiciaram essa vulnerabilidade.
REVISÃO DA LITERATURA(BOIA, J. 2008) Os serviços de saúde são compostos por ambientes de trabalho complexos, apresentando, por isso mesmo, riscos variados à saúde dos trabalhadores e também das pessoas que estejam recebendo assistência médica nesses locais. Dentre esses riscos, um que é bastante peculiar ao serviço de saúde é o risco de sofrer um acidente de trabalho com material biológico envolvendo um perfurocortante. Além de incluir o ferimento em si, a grande preocupação em um acidente desta natureza é a possibilidade de vir a se infectar com um patógeno de transmissão sanguínea, especialmente os vírus das hepatites B e C e da AIDS. Essas são doenças que trazem grandes perdas não só ao trabalhador acidentado, mas também a toda a sociedade. Mesmo que não haja soro conversão, um acidente com um...
tracking img