Acidentes ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará Campus Tucuruí

Trabalho de Indrodução a Ciência do Ambiente

Aluno: William Ribeiro Costa – 09134000718

Tucuruí - Pará 02/2013

Aluno: William Ribeiro Costa – 09134000718

Acidentes Ambientais

Tucuruí - Pará
10/2012

Índice

1 Introdução 2 Acidente de Seveso 2.1 Figura 1 2.2 Figura 2 2.3 Figura 3 3 Acidente de Bhopal 3.1 Figura 4 3.2 Figura 5 3.3Figura 6 4 Acidente do Golfo do México 4.1 Figura 7 4.2 Figura 8 5 Conclusão 6 Referência Bibliográfica

04 05 05 05 06 07 07 08 08 09 09 10 10 11

1 Introdução

Um acidente ambiental consiste em todo e qualquer evento não previsível que possa causar danos ao meio ambiente ou colocar em risco a saúde humana. Estes tipos de acontecimentos afetam o equilíbrio da natureza, e na maioria dasvezes leva a prejuízos econômicos. Os acidentes ambientais podem ter uma origem natural, como, vulcão, ciclone, raio, etc. Ou podem ser causados pela interferência humana (interferência antrópicas), através dos acidentes “tecnológicos”, como, derramamento ou vazamento de produtos químicos em rios, incêndios, explosões, colisões e descarrilamentos. O resultado poderá ser mais grave ou menos grave, deacordo com os seguintes fatores: a quantidade do produto poluente, a sensibilidade do local de ocorrência, as características climáticas e a eficiência no combate. Este trabalho terá como foco os acidentes ambientais como causas de interferências antrópicas. Serão abordados os efeitos pós-acidentais, no aspecto ambiental, econômico e humano.

1. Acidente de Seveso - Itália A cidade de Seveso,na Itália, tornou-se mundialmente famosa quando em 10 de julho de 1976. Tanques de armazenagem na indústria química ICMESA romperam, liberando vários quilogramas da dioxina TCDD (2,3,7,8tetraclorodibenzo-p-dioxina) na atmosfera e o produto espalhou-se por grande área na planície Lombarda, entre Milão e o lago de Como.

Figura 1: Imagem do Acidente

O acidente ocorreu durante a produção de2,4,5-triclorofenol, um herbicida, fungicida, e produtos químicos intermediários, A ocorrência de reação química foi particularmente interessante já que ocorreu num sábado às 12h30, quando a instalação estava realmente fechada para o fim de semana e nenhum processo estava em andamento. De alguma maneira a mistura de produtos químicos que tinham sido deixados na caldeira espontaneamente reagiramgerando suficiente calor e energia para posteriormente causar uma reação plena. Não se sabe ao certo como isto chegou a ocorrer, mas tem havido questionamentos sobre por que a instalação foi paralisada com a produção no meio de um ciclo. Este evento mais tarde veio a ser conhecido como o Desastre de Seveso ou Acidente de Seveso.

Figura 2: Área Infectada

Este acidente teve muitos efeitos, devido àcontaminação, 3000 animais morreram e outros 70000 animais tiveram que ser sacrificados para evitar a entrada da dioxina na cadeia alimentar. Acredita-se que não tenha havido mortes de seres humanos diretamente vinculados ao acidente, mas 193 pessoas nas áreas afetadas sofreram de cloracne (doença de pele atribuída ao contato com a dioxina) e outros sintomas.

Figura 3 : Pessoa Infectadas comCloracne

A partir de Seveso, os países industrializados adotaram leis e formas de controle mais severas para a indústria química. 736 pessoas foram evacuadas e 193 tiveram de seguir tratamento médico em Seveso, pequena cidade do norte da Itália, perto de Milão e da fronteira suíça. A fábrica foi fechada dois dias depois do acidente e a multinacional suíça Roche pagou 240 milhões de dólares deindenização às vítimas. "O acidente não causou mortes, mas ainda tem conseqüências sobre a população", lembra o médico Paolo Mocarelli, da Universidade de Milão, que estuda a questão há 25 anos. Ele constata que o número de tumores e de diabéticos é maior que a média e que o número de nascimento de meninos é bem menor que o de meninas. A média européia é de 105 meninos para 100 meninas. Em Seveso,...
tracking img