Acidente zero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o Brasil passou por mudanças econômicas significativas e importantes que afetaram decisivamente o processo do movimento migratório e o mercado de trabalho. Observando-se de um modo, os fluxos migratórios podem ser vistos como o resultado do processo de desconcentração industrial que interessou o País. No caso do estado mais rico do país, São Paulo, pode-seexemplificar a participação da indústria de transformação nacional que passou de 58,1% nos anos 1970 para 51,9% em 1985. Neste mesmo período, a região metropolitana deste estado viu cair sua participação de 43,4% para 29,4%, enquanto o interior passou de 14,7% para 22,5% (Pacheco, 1998).
O desenvolvimento de vários importantes pólos industriais na grande São Paulo, principalmente na região deCampinas, indicava, desde a década de 1980, a “expansão dos espaços de migração”. Esta tendência continuou nos anos seguintes.
Os fluxos migratórios, de outro lado, são explicados pela Teoria Econômica que convoca a Teoria do Capital Humano. Assim indica-se que a decisão de migrar ou não é o resultado da comparação / diferença entre o valor das remunerações que seriam recebidas no atual local onde sevive e o valor presente das remunerações possíveis no lugar onde seria migrado. Para que se entenda mais claramente a migração é mais acessível e inevitável quando o trabalhador tem mais chances de recuperar os seus investimentos em capital humano. Por isso, a maior migração é mais provável é a das regiões mais pobres do país como a nordeste para as mais ricas como a sudeste, com base no diferencialde salário, benefícios de emprego e melhor expectativa de vida.
A questão da lei da oferta e da procura tão entendida em relação a preços de produtos também é muito importante no processo migratório, pois influência diretamente o mercado de trabalho, é comum observar-se pólos onde são alteradas as faixas salariais aplicados em decorrência de farta ou rara mão de obra disponível, isto decorre pormuitas vezes em função da migração não só populacional mais também de renda, remuneração e ocupação, porém é correto afirmarmos que o processo migratório influência bastante nestes perfis de mercado de trabalho, não só elevando algumas remunerações como em sentido inverso.
2 O PERFIL MIGRATÓRIO
O processo migratório sofre grande influência da globalização, pois as pessoas vêem as grandescidades como fontes de esperança para a melhoria de vida se sentem atraídas com as propagandas feitas pelas televisões, rádios, outdoor e por comentários alheios.
Migrar consta na constituição, que faz parte do direito de ir e vir. Porem a migração envolve varias questões: sociais, econômicas, geográficas. As grandes cidades hoje estão superlotadas devido a grande quantidade de pessoas que sedeslocam de interiores, e de outros estados. Com o sonho de uma vida melhor e de um salário digno.
A migração pode desenrolar diversas outras discussões, uma vez que o fato de se deslocar-se acompanha o desenvolvimento, onde engloba a mudança de residências, de cidade, de estado, ou país. Envolve também questões de mudanças, ou melhor, dizendo de adaptação de novos hábitos, costumes, e visão de mundode acordo o local para onde se migra. E com toda essa mudança as cidades acabam, sendo também obrigadas a se adaptar a essa nova massa, pois não vem apenas as pessoas vêem também, crenças, valores, tradições, e sonhos as cidades tem que criar fontes de rendas, como indústrias, comércios, e etc.
Com tudo isso vê que o perfil migratório deste século é o sócio econômico, com o aumento da densidadeurbano-industrial.

2.1 INFLUÊNCIAS DOS AVANÇOE TECLÓGICOS
A globalização é um processo inevitável nos dias de hoje, a sociedade, podemos dizer que não se acostumou mais se tornou dependente dela, e é algo de dimensão multidimensional, pois ela se faz presente, na política, na cultura, nos aspectos ambientais e até mesmo nos aspectos demográficos. Todas essas diferentes dimensões da atual...
tracking img