Acidente vascular encefalico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a mais comum e devastadora doença que afeta o encéfalo, causando uma série de comprometimentos motores e sensoriais no paciente acometido. A hemiparesia é um dos sinais clínicos mais característicos e evidentes após o AVE, acarretando inúmeras limitações funcionais e alterações secundarias, é considerado uma síndrome com desenvolvimento rápidode sinais clínicos de perturbação focal ou global da função cerebral, com possível origem vascular e com mais de 24 horas de duração.
As sequelas deixadas por um AVE são variáveis e podem ser sensitivas, motoras e/ou cognitivas, gerando déficits na capacidade funcional, na independência e na qualidade de vida dos indivíduos.

2. ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
2.1 Definição
A expressão AVErefere-se a um complexo de sintomas, que duram pelo menos vinte e quatro horas e resultam de lesão e resultam de lesões cerebrais provocadas por alterações da irrigação sanguínea. De outra forma, podemos afirmar que o AVE é uma doença caracterizada pelo início agudo de um défice neurológico que persiste por pelo menos vinte e quatro horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central comoresultado de um distúrbio na circulação sanguínea cerebral. Estas lesões cerebrais são provocadas por um enfarte, devido a isquemia ou hemorragia, de que resulta o comprometimento da função cerebral. Este acontecimento pode ocorrer de forma ictiforme(súbito), devido a presença de fatores de riscos vascular ou por defeito neurológico focal(aneurisma).
A presença de danos nas funções neurológicasorigina défices a nível das funções motoras, sensoriais, comportamentais, perceptivas e da linguagem. Os défices motores são caracterizados por paralisias completas (hemiplegia) ou parciais/ incompletas (hemiparesia) no hemicorpo oposto ao local da lesão que ocorreu no cérebro.
A localização e extensão exatas da lesão provocada pelo AVE determinam o quadro neurológico apresentado por cada utente e, oseu aparecimento é normalmente repentino, oscilando entre leves ou graves, podendo ser temporários ou permanentes.

2.2 Incidência
O acidente vascular encefálico é uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Em 2008, estima-se que seja responsável por cerca de 10% do total de mortes no mundo, com aproximadamente 6 milhões de óbitos, concentrados principalmente em países pobres. Em 2015esperam-se 18 milhões de casos novos de acidente vascular encefálico e, em 2030, 23 milhões de novas ocorrências.
No Brasil em torno de 40% das mortes são por doença cardiovascular. E, predomina a mortalidade por acidente vascular encefálico em relação à mortalidade por doença coronariana (infarto do miocárdio). Os números atingem em torno de 100 mil vítimas por ano. Além das mortes, o acidentevascular cerebral pode levar a seqüelas graves que atingem em torno de 50% dos sobreviventes a um derrame. Outro ponto a ser destacado é que parte considerável da morte por acidente vascular encefálico no Brasil acontece em uma faixa etária precoce - abaixo do 65 anos de idade. Isso leva a um prejuízo econômico muito grande por morte ou incapacitação de uma pessoa produtiva.

2.3 Fatores de riscoOs fatores de risco aumentam a probabilidade de um acidente vascular encefálico, mas, muito deles, podem ser atenuados com tratamento médico ou mudança nos estilos de vida. Os principais fatores de rico de AVE são, a arteriosclerose, a hipertensão arterial, o tabagismo, o colesterol elevado, o diabetes mellitus, a obesidade, doenças das válvulas e arritmias cardíacas, dilatações do coração, ahereditariedade, sedentarismo, o uso de anticoncepcionais orais e a idade (a probabilidade de ocorrência de AVE aumenta com a idade).
* Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial é o principal fator de risco para AVE, estando associada à doença de pequenas e grandes artérias. No Brasil, a hipertensão arterial é o fator de risco mais importante para doença cerebrovascular, cuja estimativa de...
tracking img