Acidente Tree Mile Aisland

1180 palavras 5 páginas
O ACIDENTE DE THREE MILE ISLAND
Às 4 da manhã da quarta-feira, dia 28 de Março de 1979, gases radioativos começaram a evaporar em um dos dois reatores da usina Three Mile Island. O acidente teve início com falhas no sistema secundário não-nuclear, seguido por uma válvula de alívio operada por piloto do sistema primário que tinha ficado aberta, permitindo que grandes quantidades de líquido de arrefecimento escapassem. No final, o reator foi novamente controlado, apesar de maiores detalhes do acidente só terem sido descobertos mais tarde.
O acidente desencadeou-se pelos problemas mecânico e elétrico que ocasionaram a parada de uma bomba de água que alimentava o gerador de vapor, o qual acionou certas bombas de emergência que tinham sido deixadas fechadas. O núcleo do reator começou a aquecer e parou. Em seguida, a pressão aumentou. Uma válvula abriu-se para reduzir a pressão que voltou ao normal. Mas a válvula permaneceu aberta, ao contrário do que o indicador do painel de controle assinalava. Então, a pressão continuou a cair e seguiu-se uma perda de líquido refrigerante ou água radioativa: 1,5 milhão de litros de água foram lançados no rio Susquehanna. Gases radioativos escaparam e atingiram a atmosfera. Outros elementos radioativos atravessaram as paredes.
O reator TMI-2 sofreu graves danos e uma emissão de gases radioativos que afetou cerca de 25 mil pessoas.
Uma falha do circuito secundário resultou num aumento da temperatura do reator. Nesse momento, um operador tomou uma decisão errada e introduziu grandes quantidades de água fria no circuito primário de refrigeração, na tentativa de baixar a temperatura. Contudo, essa água ferveu, formando borbulhas de vapor.
Além disso, produziu-se hidrogênio, com isso, foi necessário gerar ventilação para evitar uma explosão dentro da contenção. Esta atitude deu lugar a uma nuvem radioativa. Não foi possível evitar uma fusão do núcleo e foi necessário lançar água e areia para o seu interior. Ainda que esta sequência

Relacionados