Acidente de transporte ferroviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente de transporte ferroviário

Acidentes ferroviários podem causar importantes impactos ambientais quando as cargas transportadas incluem produtos químicos e materiais inflamáveis.
Os tiposde ocorrências mais comuns em acidentes são os descarrilamentos e os engavetamentos, ambos capazes de provocar sérios efeitos sobre o ambiente próximo, como a contaminação do solo e incêndios.
Outrorisco potencial de acidente é a presença de matérias tóxicos, transformadores antigos contendo óleo ascarel e de refrigeradores elétricos que funcionavam com mercúrio metálico em estações einstalações desativadas encontradas ao longo de varias linhas em desuso no Brasil.
Um exemplo de acidente ferroviário foi o acontecido em Pojuca, no estado da Bahia no ano de 1983. O descarrilamento de tremprovocou o tombamento de vários vagões que transportavam gasolina, causando a contaminação do lençol freático e a morte de 99 pessoas.

Acidente de transporte por dutos

Por constituírem sistemas detransporte de fluxo em geral continuo e sob pressão, os dutos se presta a acidente que resultam quase sempre em derramamento de liquido ou escapamentos de gases. Tais acidentes podem agravar-se com aduração do vazamento e se o fluido transportado for inflamável. Os dutos podem ser enterrados, suspensos ou subaquáticos.
Os sistemas enterrados de dutos conduzindo gás, esgoto, combustíveis, energiaelétrica, quando concentrados em áreas urbanas saturadas, podem ser causa de graves acidentes. Podemos citar como exemplos de acidentes desta natureza os seguintes casos: 1° gasoduto perfuradoacidentalmente por um bate-estaca na periferia de São Paulo em 2001, provocando a liberação de gás liquefeito de petróleo em extensa área habitada, sem vitimas fatais; 2° no ano de 2000, explosões emoleodutos na Nigéria provocaram centenas de mortes; e ainda no ano de 2000, um acidente com oleoduto no Rio de Janeiro provocou o derramamento de 1,3 milhão de litros de óleo no mar, afetando populações...
tracking img