Acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


Introdução Pág. 04

27 De Julho Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho Pág. 05

O que é Acidente de Trabalho? Pág. 06

Como ocorrem os Acidente de Trabalho? Pág. 07

Equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeito da legislação Pág. 08

São fatores que podem gerar dano à saúde do trabalhador Pág. 12

Como Prevenir os Acidentesde Trabalho Pág. 13

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Pág. 14

Conclusão Pág. 16

Referencias Bibliográficas Pág. 17

INTRODUÇÃO; 




Atualmente, ao pensarmos nos tipos de acidentes mais freqüentes lembramo-nos de imediato daqueles que ocorrem no trânsito, em casa ou no trabalho. Refletindo acerca de suas prováveis causas podemosobservar fatos simples, mas muito interessantes e cheios de significado.
Com relação aos acidentes de trânsito, em nosso país estatisticamente preponderante na faixa etária masculina situada entre os 20 e 40 anos de idade, em alguns casos, felizmente, o prejuízo é apenas material; porém podem causar inúmeras perdas de vidas ou graves lesões corporais.
Os acidentes domésticos, como opróprio nome indica, são aqueles que acontecem em nossas casas, no mais das vezes com crianças ou pessoas idosas - a criança pequena que, movida pela curiosidade, coloca uma tesoura na tomada e leva um choque elétrico ou a vovó que, ao escorregar num tapete, fratura o osso da bacia.
Entretanto, os acidentes não acontecem por acaso, nem apenas com as pessoas sem sorte. Geralmente, sãoresultantes das condições ambientais, de vida e de trabalho das pessoas: quanto mais nos expomos a situações negativas ou danosas, maiores probabilidades teremos de nos acidentar. Porém, existem medidas que quando adotadas reduzem significativamente as chances desses acontecimentos.
27 DE JULHO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRABALHO




O Brasil foi o primeiro país a ter umserviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dianacional de prevenção de acidentes de trabalho.
Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.
Hoje, 30 anos depois, não se pode pensar uma empresa que nãoesteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.



OQUE É ACIDENTE DO TRABALHO?




Acidente do trabalho é aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. O acidente de trabalho inclui também as doenças ocupacionais.
As causas de umacidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção.
Neste último caso, o empregador pode ser punido com três meses a um ano de detenção, segundo o artigo 132 do Código Penal Brasileiro. Mas o grau de responsabilidade do empregador é relativo; portanto, a punição depende da situação e do tipo de acidente.
Para avaliar a responsabilidade do empregador são considerados...
tracking img