Acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Capitulo 1 Acidente de trabalho
1.1 Causas de acidente
1.2 Prevenção
1.3 Legislação

Capitulo 2 Reflexos no comportamento
1.1 Prazer e sofrimento
1.2 Inteligencia emocional
1.3 Saúde mental



Cap 1 Acidente de trabalho

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 2007) define acidente do trabalho como ocorrênciaimprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou que possa resultar lesão pessoal.

Segundo Araújo (2006, p. 191), os conceitos legais de acidente do trabalho e de doença profissional utilizados atualmente pela Previdência Social brasileira referem-se ao estabelecido no artigo 19 e 20 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que osdefinem,respectivamente, da seguinte maneira:
“Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução,permanente ou temporária, da capacidade para trabalho”; e “Doença profissional, assim entendida aproduzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social”.

Além da legislação a literatura de CHIAVENATO (1999, p.382),“acidente é um fato não premeditado que resulta dano considerável”.Ainda este mesmo autor , o National Safety Council define acidente como uma ocorrêncianuma série de fatos que, sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material.

REASON, (2000)Acredita que na aproximação do sistema considera-se que os humanos falham e os erros são esperados, mesmo nas melhores organizações. Os erros são considerados mais como conseqüências do que como causas, tendo suas origens nem tanto na natureza perversa do ser humano, mas em fatores sistêmicos queestão acima destes. As medidas de segurança baseiam-se no fato de que não podemos mudar a natureza humana, mas sim as condições sob as quais os seres humanos trabalham. A idéia central é a dos sistemas de defesa, ou seja, toda tecnologia perigosa possui barreiras e salvaguardas.
Quando um evento adverso ocorre o importante não é quem cometeu o erro, mas sim como e porque as defesas falharam.1.1 Causas de Acidente
Existem muitas teorias que se propõem a explicar as causas dos acidentes, a maioria tende a uma interpretação ,sendo a causa do acidente uma característica individual: propensão nata para o acidente, habilidades tendenciosas, grau de maturidade (idade versus experiência) e desvios psicológicos, por exemplo. Contudo, isso não é a regra pois, apesar de um número reduzido,verificam-se algumas teorias que enfocam o acidente como decorrência das condições de trabalho sobre o trabalhador, entre elas fatores ambientais, técnicos e organizacionais.

Heinrich, (1950) denominou a Teoria “Dominó”. A teoria tem como premissa básica que se um conjunto de condições inseguras (perigos) estiverem alinhadas como um dominó, então um ato inseguro pode levar ao início da queda dosmesmos. Esta teoria busca reconstruir a série de eventos que constituem o acidente, mas as condições inseguras carecem de definições claras, assim como os atos inseguros, ou seja, estes termos representam mais as conclusões do investigador do que a observação real do fenômeno, ou seja, diferentes investigadores apresentam diferentes pontos de vista, devido à falta de critérios previamenteestabelecidos.

Para Raouf (1998), A Teoria Dominó ainda não é tão clara e ela previa que 88% dos acidentes ocorrem devido a ato inseguro, 10% devido a condições inseguras e 2% por “vontade de Deus”. A terceira teoria é a da variável determinante. Esta teoria sugere pela primeira vez uma visão multifatorial do acidente e a tendência é analisar o acidente sob o ponto de vista estatístico, ou seja, a...
tracking img