Acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente de trabalho

De acordo com a Lei 8213/91, Art. 19 da Legislação de Direito Previdenciário e com o Decreto nº 611/92 de 21 de julho de 1992, do Ministério da Previdência e Assistência Social : Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercíciode suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

São considerados acidentes de trabalho:
• Doenças profissionais provocadas pelo trabalho. Ex: problemas de coluna, audição, visão etc;
• Doenças causadas pelas condições de trabalho. Ex.: dermatoses causadas por cal e cimentoou problemas de respiração causadas pela inalação de poeira etc.;
• Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho;
• Acidentes que acontecem em viagens à serviço da empresa;
• Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
• Com lesão: deixa marcas nas vítimas provocadas pelos ferimentos;
• Sem lesão:não promove nenhum tipo de lesão na vítima;
• Incapacidade permanente total: a vítima fica totalmente inválida para o trabalho;
• Incapacidade permanente parcial: a vítima tem uma perda parcial da capacidade para o trabalho. Ex.: A perda de um dedo ou de uma vista;
• Acidente com morte: falecimento em função do acidente de trabalho;

Todo o acidente tem pelo menos uma causa
Sendo assim,os acidentes podem ser evitados ou minimizados investigando as suas causas e eliminando-as.

Podemos então dizer que os acidentes são acontecimentos previsíveis e portanto passíveis de ser prevenidos.

É muito vulgar confundir-se os acidentes de trabalho com as suas consequências.

Vamos clarificar ideias.
"Acidente de trabalho" é uma ocorrência instantânea e não desejada, que altera odesenvolvimento normal de uma actividade, provocando danos e lesões.
De acordo com a legislação em vigor, acidente de trabalho "é o acidente que se verifique no local e tempo de trabalho e produza directa ou indirectamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte ou a redução na capacidade de trabalho ou de ganho”.
Se esta ocorrência não provocar lesões ou danos alémdos resultantes da perturbação da actividade designa-se por "incidente de trabalho".
As causas dos acidentes podem classificar-se em:
 Causas Humanas
 Causas Materiais


Causas dos Acidentes
Muitos estudos sobre as causas dos acidentes de trabalho têm vindo a dar razão ao que os psicólogos do trabalho há muito afirmam, isto é, que é sobre o homem que é necessário agir para diminuir osacidentes.
Na realidade está estatisticamente provado que mais de 80% dos acidentes do trabalho têm causas humanas.
Assim sendo, a ação prioritária para reduzir os acidentes deve ter como objeto os trabalhadores, nomeadamente na sua formação e informação.
As causas humanas dos acidentes de trabalho mais comuns, são:
 Falta de experiência
 Falta ou deficiente formação profissional
Cansaço
 Stress
Riscos ambientais
A norma considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos , além de riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos à saúde dos trabalhadores.
Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, a depender de sua natureza, concentração,intensidade ou tempo de exposição, podem comprometer a segurança e a saúde dos funcionários, bem como a produtividade da empresa.
Quando não são controlados ou previamente avaliados, os riscos ambientais afetam o trabalhador a curto, médio e longo prazo, podendo provocar acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que podem ser comparadas aos acidentes do...
tracking img