Acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 34 (8270 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia da segurança e prevenção dos acidentes de trabalho*
A Psicologia se apropria de aspectos peculiares do comportamento humano: atenção, percepção, cognição, afetividade, emoção, pensamento, linguagem, etc. Estuda processos mentais e fenômenos psicossociais, entre outros. No entanto, encontramos outros profissionais utilizando-se destes temas e, muitos deles, com merecido respeito àseriedade com que os tratam. Alguns o fazem por não encontrar quem atenda sua necessidade contextualizada à natureza de sua atividade. Um exemplo disso, é a carência vista entre os profissionais que trabalham com a prevenção dos acidentes de trabalho. O desenvolvimento tecnológico de métodos preventivos revela uma lacuna entre a interação deste enriquecimento e o lado humano do trabalho.

É horade resgatar e mostrar, com a profundidade que nos cabe, a nossa contribuição para outros contextos do mundo do trabalho, como este. Profundidade que se pode alcançar ao tratar a Psicologia de Segurança sobre os seguintes enfoques: teórico, diagnóstico e de intervenção.
No âmbito teórico, a contribuição se dá pela construção de modelos de compreensão utilizados, por exemplo, para explicar eprognosticar condutas seguras e inseguras. Este modelo é como uma representação da realidade observada.

O diagnóstico, se encarrega de traçar procedimentos operacionais que possibilitem análises de um determinado contexto. Certamente, um diagnóstico bem realizado, será diretamente proporcional à melhor avaliação da possibilidade de intervenção e escolha de um plano de ação mais adequado.

Aintervenção invoca uma atenção especial. Os seguidores das Ciências Humanas devem estar atentos ao encadeamento destes três âmbitos propostos, respeitando sua inter-relação determinante para a escolha de técnicas adequadas que levam ao sucesso de uma intervenção.

A prática que vemos hoje nas empresas retrata o avanço tecnológico alcançado pelos equipamentos de prevenção. Isto se deve ao trabalho deengenheiros e técnicos de segurança. Contudo, o avanço destes equipamentos em termos de conforto e eficácia de proteção, muitas vezes desconsidera a pessoa envolvida.
Resgatando os aspectos no início mencionados e classicamente estudados pela Psicologia, podemos concluir que todo este avanço pode ter resultados irrelevantes ao se tentar reduzir os índices de acidentes. As variáveis que compreendemo comportaomento humano devem ser estudadas e valorizadas para que este sucesso seja alcançado. Para isso, a aproximação do trabalho interdisciplinar com aqueles que já dominam esta área, agregando a sistemática de pesquisa diagnóstica e intervenção, pode representar uma das formas de se atingir e propiciar a segurança do trabalhador.
PSICOLOGIA DO TRABALHO: PESQUISA E INTERVENÇÃO SOBRE OSASPECTOS COMPORTAMENTAIS NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES*
O trabalho da psicologia no campo da prevenção dos acidentes de trabalho não é um fato novo, mas nem por isso é algo comum de ser encontrado nas empresas brasileiras.
Perceber as formas pelas quais um psicólogo pode contribuir para a melhoria dos níveis de segurança de um trabalhador ou de uma organização não é tarefa fácil, nem para osprofissionais da área da segurança, nem para o público em geral. Isso pode estar relacionado, em parte, ao fato de que
Os fenômenos estudados pela Psicologia - comportamentos, emoções, relações, percepções – possuem características de diferentes naturezas, algumas reveladas por ações visíveis das pessoas e outras tantas de caráter mais subjetivo, de difícil visualização e entendimento.
Os processos deprevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais praticados no âmbito do trabalho apresentam um caráter bastante sistematizado, uma vez que estão orientados por diretrizes legais e voltados para resultados concretos e mensuráveis. Isso torna o trabalho da psicologia neste campo ainda mais desafiador, uma vez que os fenômenos com os quais ela lida não podem ser medidos ou tratados de forma simples e...
tracking img