Aciclovir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0- Principio ativo do medicamento
Aciclovir(G)
Marca de referência: Zovirax (GlaxoSmithKline)
Marca genérica, tem apresentação assinalada com um (G), substância ativa,cada comprimido de 200 mg e 400 mg contém respectivamente: 200 mg e 400 mg de Aciclovir. Excipientes: lactose, celulose microcristalina, povidone, glicolato de amido sódico, estearato de magnésio.
Propriedadesfarmacodinâmicas: Mecanismo de ação O aciclovir é um agente antiviral muito ativo in vitro contra o vírus Herpes simplex, vírus (VHS) tipos 1 e 2; vírus Varicela zoster (VVZ). Sua toxicidade em células infectadas de mamíferos é baixa O aciclovir é fosforilado em seu composto ativo, o trifosfato de aciclovir, após penetrar nas células infectadas pelo Herpes. A primeira etapa desse processo requer a presença datimidina quinase codificada pelo vírus. O trifosfato de aciclovir age como inibidor e substrato para a DNA-polimerase específica do Herpes vírus, evitando a síntese do DNA viral, sem afetar os processos celulares normais.
2.0-Apresentação das formulas farmacêuticas disponíveis no mercado
Uso oftálmico, pomada oftálmica 3%.
Uso injetável (pó) 250mg via endovenosa (EV).
Comprimido 200mg e 400mgVia oral (VO).
Uso tópico, creme 5%(50mg/1g).
Creme: bisnaga com 10 g. Uso pediátrico e adulto.




2.1-Uso oral
Comprimido 200mg e 400mg.
2.1.0-Indicação clinica
No tratamento ou prevenção de: Herpes simplex da pele; herpes simplex das mucosas ; herpes genital; herpes zoster; varicela(em imunocomprometidos). Profilaxia de infecções pelo herpes zoster.
2.1.1-Posologia e AdministraçãoHerpes simplex em adultos: 200 mg 5 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se a dose noturna. O tratamento deve continuar por 5 dias, mas deve ser estendido em infecções iniciais sérias. Em pacientes gravemente imunocomprometidos ou a pacientes com distúrbios de absorção intestinal, a dose pode ser duplicada (400 mg) ou pode-se considerar a administração intravenosa. Aadministração das doses deve ser iniciada tão cedo quanto possível, após o início da infecção; para os episódios recorrentes, isto deve ser feito, de preferência, durante o período pandrômico ou quando as lesões começam a aparecer. Profilaxia de herpes simplex em adultos: em pacientes imunocomprometidos recomenda-se 200 mg 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. Para pacientesgravemente imunocomprometidos ou com distúrbios de absorção intestinal, a dose pode ser dobrada (400 mg) ou pode-se considerar a administração intravenosa. A duração da administração profilática é determinada pela duração do período do risco. Supressão de herpes simples em adultos: 200 mg 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controladoscom um regime de dose de dois comprimidos de 200 mg, 2 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas. Uma diminuição de dose para 200 mg 3 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 8 horas, ou até 2 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 12 horas, pode mostrar-se eficaz. Em alguns pacientes podem ocorrer reinfecções em regime de doses totais diárias de 800 mg de Aciclovir.O tratamento deve ser interrompido, a intervalos de 6 a 12 meses, a fim de que se possam avaliar os progressos obtidos na história material da doença. Doses pediátricas: para o tratamento, assim como para a profilaxia, de infecções por herpes simplex em crianças imunocomprometidas, com mais de 2 anos de idade, as doses indicadas são as mesmas que para adultos. A metade dessas doses deve ser dadaa crianças menores de 2 anos de idade. Pacientes com insuficiência renal: para o controle de infecções por herpes simplex, as doses orais recomendadas não conduzirão a um acúmulo de Aciclovir acima dos níveis que foram estabelecidos como seguros por infusão intravenosa. Entretanto, para pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina inferior a 10 ml/min), recomenda-se um...
tracking img