Acessorio radiologicos e proteção radiologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Equipamentos Radiográficos

2.1 Aventais Plumbífero.

Os aventais são encontrados com equivalências em chumbo de 0,25 mm PB ou 0,50 mm PB. Normalmente esse tipo de EPI possui um comprimento de 100 cm, protegendo dessa forma, a parte frontal do corpo, desde o tórax até a altura dos joelhos, possuindo uma parte enriquecida em chumbo, a qual protege a parte posterior do corpo, maisespecificamente nos pulmões.

2.2 Saia e Colete Plumbífero.
A saia e o colete são utilizados para protegerem a parte frontal e posterior, a vantagem desses dois EPIs são que eles podem ser usados separadamente onde dividem os pesos nos ombros, sendo que os dois tem a mesma quantidade de chumbo do que os aventais.

2.3 Luvas Plumbíferas.
É utilizado para acompanhamento e técnicos de raios-X. Na áreaveterinária é utilizada para segurar animais. Ela é encontrada com equivalente de 0,50mm, acabamento em nylon lavável.

2.4 Protetor de Tireóide.
O protetor de tireoide pode ser encontrado em dois modelos convencional e viseira, ele é utilizado para todos os tipos de exame, menos para radiografia odontológica, os protetores de tireoide são encontrados com equivalência de 0,50mm.

2.5 ÓculosPlumbífero.
Os óculos é um acessório de proteção onde protege o cristalino dos olhos, ele é encontrado com lentes plumbíferas, com armação em acrílico, fabricado com proteção frontal e lateral com equivalente em chumbo de 0,50mm PB.

2.6 Faixas abdominais para reduzir o peso dos aventais.
É utilizado para dividir o peso entre os ombros e utilizado em aventais tipo casaco, fabricado em nylonresistente com elástico e fecho para ajustar.

2.7 Protetores de gônadas masculinos e femininos.

Ele protege a região genital, mais são encontrados em tamanhos diferentes é utilizado em raios-X, por exemplo, mamografia, fabricado equivalente em chumbo de 0,50mm PB.

2.8 Protetores de coluna.

Protege a medula espinhal com tamanho de 67 x 44 cm, ideal para clinicas radiologiapanorâmica, e encontrada equivalência em chumbo de 0,25 mm PB.

2.9 Biombos de chumbo.

Protege o técnico no corpo inteiro, é encontrado com blindagem de 2.0 mm PB, 210 x 80 cm. Visor plumbífero de 70x100 cm(2,1mm PB). É sustentado por base tubular e com rodizio giratório com sistema de freio e com puxadores.

2.10 Dosímetro.

Dispositivo utilizado pelo técnico para registra em doze a quantidade deradiação tomada pelo corpo humano durante o mês de trabalho, os principais tipos de dosímetro são: fotográfico, câmara ionização de bolso, dosímetro de tórax, dosímetro de anel e dosímetro de pulso.

3 Acessórios Radiográficos.
Assim como em outras áreas, na radiologia também foram criados acessórios para auxiliar no desenvolvimento de trabalhos, onde sem estes acessórios muitas das operações,trabalhos e exames seriam impossíveis a serem realizados. Com estes exames que levavam horas para serem realizados, hoje são mais realizados em frações de segundo. Veremos então alguns destes inúmeros acessórios

3.1 Chassi ou Cassete.

Para radiografar as diferentes partes do corpo existem vários tamanhos de filmes diferentes, utilizamos os filmes 13x18, 18x24, 24x30, 30x40, 35x35, 35x43.Dentro do chassi, encontramos um par de écrans.

3.2 Écrans.

Existem dois tipos de écrans terras Raras onde é mais veloz e o tungstato de cálcio mais lento. Os écrans é um catão de plástico, uma capa de fósforo microcristalino onde é preso por uma cola apropriada aplicada uniformemente, além de permitir sua higienização sem danificá-lo. Sua finalidade é absorver os raios secundários. Os fotosproduzidos pelo processo mencionado criando então as imagens de Raios-X.

3.3 Dividores Radiográficos.

Foram desenvolvidos divisores a base de chumbo onde pode mais aproveitar melhores os filmes, que serve para utilizar somente uma parte do filme, permitindo que possa fazer duas ou incidências em um filme.

3.4 Colgaduras.

As colgaduras servem para o processo de captação de imagem...
tracking img