Acesso e consumo tecnologico das familias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/como-superar-a-necessidade-de-adapta%C3%A7%C3%A3o-a-realidade-digital/0 7http://www.tecgraf.puc-rio.br/areas-de-pesquisa/realidade-aumentada-e-interatividade-digital/ 7
http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/como-a-sociedade-vem-reagindo-as-novidades-tecnologicas-como-a-inclus%C3%A3o-digital-vem-afetandoa-vida-das-pessoas-das-familias-e-da-sociedade-como-um-todo-como-superar-a-necessidade-de-adapta%C3%A7%C3%A3o-a-essa-realidade-digital/0 7
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda questões pertinentes à modernização e atecnologia, seus avanços e influências no cotidiano do ser humano. E como a nossa sociedade vem reagindo mediante estas novas tecnologias que apresentam diversos prós e contras com relação à sociedade, sendo muitas delas benéficas.

2 DESENVOLVIMENTO

A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas, trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para alucratividade e produtividade, onde homens já não identificam-se com o produto de seu trabalho. Cada vez mais percebemos em nossos lares e local de trabalho, as amarras da tecnologia bitolando fortemente o ser humano, individualizando-o, dificultando seu contato e relacionamento com os demais, mutilando indiretamente a criatividade, a imaginação, a percepção e a espontaneidade. Uma grande parte de nossasvidas é gasta nos domínios da conformidade; estamos sujeitos à considerável manipulação e ajustamento, e é bem possível que muitas das escolhas que nos estão abertas, são mais aparentes do que reais. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tornar-se a “engrenagem de uma máquina”. A experiência do homem urbano, metropolizado, funde-se com a tecnologia moderna. Mudanças na estruturaurbana, na arquitetura, nos meios de comunicação e no transporte de uma sociedade midiática correspondem à nova estrutura da vida. Parece que o ritmo das máquinas impõe um novo ritmo e um novo tempo para as pessoas.
No entanto, em outra ótica, não podemos deixar de observar um lado sombrio e perverso que se esconde por trás deste maravilhoso avanço tecnológico.
É devido a este desenvolvimentoque temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. Como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos em qualquer canto do globo desde que faça parte da rede mundial de computadores.
Com o advento da Internet, passou-se a ter acesso a bancos, supermercados, restaurantes, farmácias, entre muitas outras facilidades do cotidiano, sem sair de casa. Todavia não se pode deixarde observar o lado negativo destas novas tecnologias e facilidades. O lado que contribui com a segregação do homem. Enquanto a tecnologia barateia os custos do deslocamento da informação para o usuário doméstico, as grandes empresas também se utilizam desta mesma benesse, o que pode acarretar em uma força que age em detrimento da sociedade.
Nesta análise não se pode pensar apenas na máquina daunidade de produção, que faz muitas vezes mais rápido o mesmo serviço que o ser humano, que por consequência desta perde o emprego. Há de serem considerados os prejuízos trazidos de uma maneira muito mais ampla. Pois pessoas que vivem às margens da sociedade informatizada têm maior dificuldade, ou até mesmo sentem-se impedidas para executar algumas tarefas tornadas mais simples pelo uso de serviçosbaseados em novas tecnologias. Numa época como a que vivemos, a exclusão digital tem grande impacto na vida destas pessoas, que por inúmeros motivos não utilizam tais tecnologias. Pode-se citar como exemplo um fato simples e corriqueiro que ocorre quando se tenta obter uma colocação profissional e é exigido um conhecimento mínimo em informática. A impossibilidade da utilização da Internet priva...
tracking img