Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

HÉLIO GOMES DE MELO

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

PATOS-PB
2012
HÉLIO GOMES DE MELO

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Geral, Antropologia, FormaçãoSocial, Política e econômica do Brasil, Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social I.

Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Patos-PB
2012
Sumário

Introdução 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 6
Referências 7

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como as famílias brasileiras estão tendo acesso e consumo de internetbanda larga e eletroeletrônicos e como esses serviços e bens vêm afetando a vida das pessoas e da sociedade como um todo. Assim como também demonstrar meios de superar a necessidade de adaptação a essa realidade digital.
Ultimamente os avanços tecnológicos têm surpreendido muito as pessoas, pois essas tecnologias vêm facilitando bastante o cotidiano de seus usuários. Na área da informática eeletroeletrônicos, esses avanços têm surpreendido mais ainda, seja no âmbito social, econômico ou pessoal. Na área da informática a inclusão digital tem contribuído bastante para algumas mudanças na vida das pessoas. Em relação às áreas supracitadas, elas englobam computadores, celulares, internet, eletrodomésticos dentre outros bens e serviços.
As duas áreas mencionadas anteriormente vêmdesenvolvendo um papel fundamental para seus usuários, que é o de prover benefícios para os mesmos. Na verdade esses benefícios podem ser classificados como pontos positivos, mas se essas tecnologias não forem usadas corretamente, elas acarretarão em prejuízo para seus usuários e para outrem. Então o mau uso seria um ponto negativo.

Desenvolvimento

O aumento do consumo de bens e serviços relacionados àinclusão digital, tem se dado através de políticas adotadas pelo Governo e algumas empresas de vários seguimentos.
Desde o início de 2005, foi implantado pelo Governo Federal um projeto de inclusão digital: computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe c e permite a oferta de computador e acesso a internet a preços subsidiados(www.caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital).
De uns anos pra cá o governo vem percebendo a importância da internet banda larga para a disseminação da inclusão digital para a população. Em 2010 foi criado um decreto n° 7.175 com o objetivo de expandir a infra estrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. 
Segundo Pacievitch (2008):Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. A idéia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mail e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.

Para considerar que uma pessoa esta digitalmente inclusa, não basta apenas que elasaiba passar um e-mail, ter acesso as tecnologias da informação e comunicação. Mas fazer com que o individuo após adquirir o conhecimento sobre as tecnologias, desenvolva métodos de utilização para a melhoria do seu quadro social e de outras pessoas. Seguindo esse raciocínio, um exemplo claro de inclusão digital se revela quando um indivíduo abre uma LAN house em uma comunidade carente. Esseindivíduo detentor do conhecimento da tecnologia da informação, ao abrir a LAN house está proporcionando uma melhoria do seu quadro social no fator econômico. Assim como também melhoria para seus usuários que passarão a ter uma ferramenta de pesquisa, lazer e trabalho.
Segundo Luciano (2004), “a internet tem provocado mudanças significativas em processo de compra, venda e troca de bens e serviços...
tracking img