Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual prático Fortacelendo redes no SGDCA Sistema de Garantia
dos Direitos da Criança e do Adolescente

CARTA 01
Fortalecendo a liderança coletiva
O fato de uma pessoa ser importante a ponto de, se sair, a rede se desestruturar, pode ser visto da seguinte forma:
Pelo ângulo da eficiência, a análise é positiva.
Uma pessoa que tem a habilidade de escutar, de entender as necessidades dosmembros da rede e que consegue essa mobilização de uma maneira ágil e integradora é algo muito positivo.

Por outro lado, pelo ângulo da “sustentabilidade”, a análise é preocupante.
Se ela sair, a rede se desmancha. Quando uma única pessoa exerce influência em demasia sobre o restante da rede, a criação de um núcleo gestor, a partir dos padrões de influência identificados pelo mapeamento de redes,pode ser uma boa solução – uma vantagem para impulsionar o avanço da rede. O risco existe se, em algum momento, a figura do núcleo gestor se tornar intrinsecamente associada à rede por seus integrantes. Nesse caso, as pessoas que a integram começam a identificar o núcleo como a rede e, consequentemente, quem não faz parte do núcleo estaria de fora dela.
Esta carta faz parte de um kit que contém, nototal: 4 cartazes, 14 cartas e 1 envelope.

ARON RICHARD

CARTA 02
Captação de recursos: uso do benefício fiscal
Quais os limites das redes de atenção à criança e ao adolescente? As múltiplas organizações de todos os setores que, materialmente, configuram sua existência? Essas organizações e as famílias das crianças e adolescentes atendidos? A sociedade como um todo?
Ainda que tratem de umassunto vital, essas redes precisam ser criativas e

buscar soluções para garantir os recursos necessários para ampliar
e qualificar o atendimento realizado. Em uma cidade do interior de São Paulo, o núcleo gestor da rede organizou uma estratégia de mobilização e engajamento para conscientizar pessoas físicas e jurídicas do instituto legal que, no Brasil, garante o direito de doação com deduçãode parcela do Imposto de Renda para o FUMCAD: • Visitas a empresas, bancos e pessoas físicas • Produção de panfletos • Divulgação em rádios e jornais • Realização de seminários com representantes da Receita, tendo como convidados profissionais de contabilidade • Concurso escolar de desenho de um selo de reconhecimento da iniciativa Para realizar essa ação, foram determinantes o conhecimento que arede tinha da legislação brasileira e a sensibilidade para observar as razões porque esse mecanismo legal não vinha sendo mais e melhor utilizado. Essa análise, na verdade, orientou toda a natureza da campanha, que passou a ter como objetivo romper o medo que as pessoas tinham da Receita Federal para conseguir sua adesão.

Esta carta faz parte de um kit que contém, no total: 4 cartazes, 14 cartase 1 envelope.

CARTA 03
O Desafio Estratégico da Sucessão de Poder
Em uma cidade, a rede era liderada por uma figura muito competente e carismática. A mobilização era incrível e as conquistas do trabalho eram enormes. Num dado momento, porém, essa pessoa percebeu a necessidade de transferir e compartilhar a liderança com outras pessoas para garantir maior sustentabilidade ao projeto. Nessecaso, migrar para uma posição mais estratégica, que permitisse a transição sem um rompimento completo dos vínculos, parecia a solução ideal. A rede também se ressentiria muito se o afastamento fosse total, pois as contribuições que essa pessoa sempre trouxe e ainda poderia continuar trazendo eram imensas. Em situações como esta, é fundamental reunir as habilidades necessárias para fazer a passagem daliderança e garantir que o conjunto da rede se mantenha forte e animado. Todo e qualquer trabalho atinge, em um determinado momento, o que matemáticos convencionaram chamar de ponto de inflexão, um ponto no qual ou a organização se prepara para um novo salto, ou começa a transitar na estagnação para, depois, decair. A energia empreendedora pode ser, muitas vezes, a força motriz por trás desse...
tracking img