Acesso e consumo da internet banda larga das familias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a sociedade vem reagindo as novas tecnologias?
Em um século, a humanidade evoluiu tecnologicamente mais do que em todos os mais de 2.000.000 de anos de sua existência, o que nos dáa dimensão da relevância de se compreender o papel da tecnologia em nossas vidas, haja visto o quanto a tecnologia tem participado junto ao homem no seu processo evolutivo, possibilitandoas ferramentas necessárias para que essa evolução viessem em um ritmo acelerado.Em contrapartida, a tecnologia vem tomando proporções nas quais o homem não conseguiu acompanhar, devido avelocidade com que as tecnologias se renovam.Quando Granham Bell inventou o telefone em 1876[1], será que imaginou um aparelho portátil que lhe possibilitaria, além de encurtar distâncias,saber a previsão do tempo?

Mas se a tecnologia é parte determinante de nossa evolução enquanto humanidade, qual o sentido que atribuímos à essas tecnologia em nossa vida e como nosenxergamos enquanto seres humanos a partir das tecnologias? Os primeiros computadores surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1945[2], – contemporaneamente ao surgimento da televisãoem todo mundo. Por muito tempo reservados aos militares para cálculos científicos, seu uso civil disseminou-se durante os anos 60. A informática servia aos cálculos científicos, àsestatísticas dos Estados e das grandes empresas ou a tarefas pesadas de gerenciamento (folhas de pagamento, etc.).A virada fundamental, segundo Lévy, data, talvez, dos anos 70.

Odesenvolvimento e a comercialização do microprocessador (unidade de cálculo aritmético e lógico localizada em um pequeno chip eletrônico) dispararam diversos processos econômicos e sociais de grandeamplitude. Eles abriram uma nova fase na automação da produção industrial: robótica, linhas de produção flexíveis, máquinas industriais com controles digitais etc.( LÉVY: 1999, p.31)
tracking img