Acessibilide eng civil

280 palavras 2 páginas
Acessibilidade
Todos nós temos o direito de ir e vir. Todos nós temos o direito à acessibilidade.
Ha algumas décadas atrás qualquer que fosse o projeto de alguma construção nem se cogitava incluir no projeto questões de acessibilidade como por exemplo para pessoas com deficiência locomotiva e visual e também para idosos, mas hoje isso já está incluso em vários projetos públicos.
Hoje já podemos citar questões de acessibilidade que já estão sendo tratadas, tais como: rampas para cadeirantes, banheiros com corrimão e piso antiderrapantes para idosos, mas isso ainda é pouco.
Circular pelas ruas da maioria das cidades do nosso país ainda é um perigo e uma tarefa muito difícil para pessoas com deficiência, quer essa deficiência seja visual ou locomotiva. Temos calçadas esburacadas que nem mesmo idosos que não tenham falta de visão e que podem usar suas pernas, podem trafegar tranqüilamente e sem nenhum problema.
Existe um artigo na Constituição Federal que assegura qualquer pessoa, tendo ela deficiência ou não ou tendo ela limitações de qualquer natureza, o direito de chegar facilmente a qualquer lugar. Isso inclui que todos podem caminhar pelas calçadas públicas sem encontrar buracos, desníveis, bueiros destampados e pisos escorregadios, entre outras coisas que impossibilitam um simples trajeto em via pública. Mas não é isso o que vemos em nossas ruas.
Infelizmente ainda existem também prédios que não possuem rampa de acesso ou elevadores, mas na maioria dos casos são construções antigas, e mesmo nessas construções, em algumas já foram feitas reformas que possibilitam o acesso de TODAS as pessoas.
Que possamos como cidadãos, engenheiros ou futuros engenheiros pensar sempre em promover a acessibilidade a todos, pois todos nós envelheceremos e estamos propícios a tragédias que nos limite de alguma

Relacionados