Acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acessibilidade, inclusão social e desenho universal: tudo a ver.

Marta Gil.


"A acessibilidade é um direito, não um privilégio"
William Loughborough




Como definir "acessibilidade"?


O dicionário nos diz que "acessibilidade" é um substantivo que de- nota a qualidade de ser acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; quefica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais freqüentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas. A sensação que as pessoas têm (tanto as pessoas com deficiênciaquanto familiares, amigos e profissionais) é muito negativa: a cidade é vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requerem disposição e paciência, todo dia. A ilustração de Ricardo Ferraz[1], logo baixo, traduz brilhantemente essa percepção e esse sentimento.


[pic]
Legenda: cadeirante, à esquerda do desenho, olha perplexo para a palavra"NÃO",quese ergue à sua frente como uma barreira enorme e ameaçadora.


 


1981: um ano a ser lembrado


Gradualmente, o panorama vem mudando. O ano de 1981 foi um marco significativo: a ONU - Organização das Nações Unidas decretou que esse era o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (AIPPD). A sociedade se deu conta que havia pessoas com deficiência e que eram muitas. Avisibilidade recém adquirida, com respaldo da ONU, estimulou a mudança de atitudes: organizações de pessoas com deficiência foram criadas; o tema foi matéria de jornais, televisões e rádios; direitos foram conquistados; as pessoas com deficiência puderam fazer soar sua voz e expressar desejos e vontades.


No bojo desta mudança, que se processa de forma gradual e que até hoje está acontecendo, podemosdestacar fatos e tendências. Um deles foi a substituição do termo "barreiras arquitetônicas" por "acessibilidade", invertendo o sinal das lutas e dos olhares: não era "contra", mas sim, "a favor". Já havia passado o momento do antagonismo, do grupo das pessoas com deficiência contra a sociedade toda. Chegou o dia das pessoas com deficiência dizerem que queriam ficar junto com os outros. Mudança de olhar


Nessa inversão de sinal, o significado do termo "acessibilidade" foi ampliado. Percebemos que acessibilidade era mais do que construir rampas - embora rampas sejam, sempre, fundamentais. Mas representam apenas o primeiro passo. Rampas precisam levar a escolas, centros de saúde, teatros, cinemas, museus, shows de rock... Este novo sentido foi aplicado a outras esferas do fazerhumano; passamos, então, a refletir sobre a acessibilidade (e o acesso a) na Educação, no Trabalho, no Lazer, na Cultura, nos Esportes, na Informação e na Internet.


Alcançar condições de acessibilidade significa conseguir a equiparação de oportunidades em todas as esferas da vida. Isso porque essas condições estão relacionadas ao AMBIENTE e não às características da PESSOA. Falar sobre alcançarcondições de acessibilidade implica em falar de processo, que tem tempos e características diferentes em cada lugar, que tem idas, vindas, momentos que parecem de estagnação - mas, na verdade, são momentos em que novos conceitos, novas posturas e atitudes estão germinando. Processos são demorados que necessitam do cuidado de todos.


A acessibilidade diminui a desvantagem


O ambiente podepiorar a forma de funcionamento de uma pessoa. Um restaurante com muitas mesas e pouco espaço de circulação entre elas exige que o garçom seja um malabarista, para equilibrar pratos e copos e que os clientes sejam ágeis e flexíveis, para chegar aos seus lugares. Se forem idosos, ou grávidas, ou obesos, ou simplesmente distraídos, a probabilidade de acidente é alta. O mesmo acontece com pessoas...
tracking img