Acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Necessidades


Holanda
No doce balanço das águas, mora o futuro da habitação na Holanda, um dos países mais ameaçados pelas mudanças climáticas, que podemprovocar o aumento dos níveis dos oceanos. Os holandeses sempre lutaram contra a invasão do mar em suas terras. Com os níveis dos oceanos aumentando por causa do aquecimento global,a ameaça é cada vez mais forte. Nos últimos 80 anos, diques gigantescos de até 30 quilômetros de extensão evitaram que o mar do norte cobrisse mais da metade do territórioholandês, que fica cerca de 1 metro abaixo do nível do mar. Mas, como ninguém pode prever até quando essa barreira vai continuar intransponível, o jeito tem sido conviver com a água.O país é eternamente ameaçado pelas inundações. Quando não é o mar, é a chuva que costuma não dar trégua. Não é à toa que a Holanda tem uma das maiores concentrações decasas flutuantes do mundo. Para enfrentar o problema, o jeito é se adaptar. São 16 mil prontas e habitadas. Cerca de 1,5 mil são construídas anualmente. É a modernidade econforto à prova de alagamento.


Brasil
No Brasil, este tendência ainda é timida. Pela abundânica de território, não se vê na água uma vantagem de expansãoterritorial, exceto o Rio de Janeiro, que incrustado entre as montanhas, tem expandido suas fronteiras para o mar com o uso de aterros, mas não com construções sobre a água. No restantedo país as construções flutuantes parecem, na maioria, ligados à pesca esportiva e ao turismo.
Na região norte, observamos essa forma de construir tradicional nos novosempreendimentos hoteleiros. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Amazonas, construiu um alojamento flutuante, já com a consciência ecologica: esgoto e água tratados.
tracking img