Acessibilidade escolar para deficientes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA
O presente trabalho possui como tema a inclusão escolar dos deficientes visuais com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), buscando-se analisar o processo de inclusão escolar destes, executando-o na Unidade Escolar Marechal Castelo Branco.
A escolha do tema decorreu da necessidade em se analisar como a inclusão escolar está sendo praticada nas escolas de ensinoregular, em especial na escola selecionada, uma vez que a lei de Diretrizes e Bases 9394/96 determina a inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Nesse sentido a escola inclusiva deve ofertar condições para que todas as pessoas possam ser inseridas na escola, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam apresentar.
Com isso, as escolasinclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando estilos e ritmos de aprendizagem, assegurando uma educação de qualidade a todos mediante um currículo apropriado, com arranjos organizacionais, estratégias de ensino e o uso de recursos diversificados. A ideia pressupõe a necessidade de haverem serviços que possibilitem a inclusão assim como a existência de apoioproporcional às necessidades de cada sujeito.
Tomando-se por base as recomendações da LDB 9394/96, em que todos devem ser incluídos na escola, e compreendendo-se que a escola historicamente ao invés de incluir está provocando exclusões diversas. Diante dessa questão, enveredou-se na apropriação de massa crítica que permitisse a análise do processo de inclusão da escola elencada para exame,buscando-se investigar se os alunos cegos da referida escola estão efetivamente sendo incluídos.
O exame do tema também se reveste de grande importância pelo fato de que a inclusão se constitui como um tema relativamente recente na realidade educacional brasileira, gerando inúmeros confrontos entre educadores e especialistas no que se refere às pessoas com deficiência. Vale ressaltar ainda que discutirinclusão, segundo alguns autores que fundamentaram esse estudo, significa romper com paradigmas sociais excludentes, possibilitando conhecer novas concepções acerca do deficiente, o qual deixa de ser considerado como um indivíduo inútil e inferior para se constituir em um sujeito capaz de superar limites, antes desacreditado pela sociedade.
Para que a inclusão aconteça no âmbito escolar sãonecessários alguns mecanismos de aprendizagem para melhor assimilação do conteúdo dado pelo professor. Pois a linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos,imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias. Para que isso não ocorra, devem-se ficar atento em relação aos conceitos, preconceitos, gestos, atitudes e posturas com abertura e disposição para rever as práticas convencionais, conhecer, reconhecer e aceitar as diferençascomo desafios positivos e expressão natural das potencialidades humanas.
A predominância de recursos didáticos eminentemente visuais ocasiona uma visão fragmentada da realidade e desvia o foco de interesse e de motivação dos alunos cegos e com baixa visão. Os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) desses alunos devem ser inseridos em situações e vivências cotidianasque estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos outros sentidos. A variedade, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa.
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem...
tracking img