Acessórios radiologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Tableau

ACESSÓRIOS RADIOLÓGICOS

Andressa Barbosa de Moura
Edmara dos Santos Carnaval
Fabiana Alvarenga da Silva

São José dos Campos
2008

Colégio Tableau

ACESSÓRIOS RADIOLÓGICOS

Orientador:
Prof: Gil Pereira Soares

São José dos Campos
2008
INTRODUÇÃO

Os acessórios sãoessenciais para a execução de uma boa radiografia, porém, há uma deficiência muito grande no mercado de trabalho por falta de acessórios radiológicos, principalmente no interior, e uma ignorância muito grande por parte dos técnicos sobre a importância e a utilização dos acessórios.
O nosso trabalho tem como objetivo mostrar a importância e a utilização dos acessórios radiológicos. Falaremos um poucosobre os principais acessórios.
Existem vários acessórios, alguns são parecidos, porém, muito diferentes. Mas todos eles têm algo em comum, nos proteger contra o excesso desnecessário de radiação. Porque se não utilizado ou utilizado incorretamente, teremos que repetir o exame.

PRINCIPAIS ACESSÓRIOS DA SALA DE REALIZAÇÃO DE EXAMES

MESA DE EXAMES
A mesa de exames comocomplemento do aparelho de raios X tem por finalidade receber o paciente para exames radiográficos ou radioscópicos. A mesa de exames deve ser radiotransparente, a fim de não produzir sombras na radiografia, por isto é feita de alumínio, madeira ou matéria plástica como também madeira revestida de fórmica.
No centro da mesa, no sentido longitudinal, tem uma linha, que serve como ponto dereferência para que possamos centralizar o paciente ou a região a ser radiografada, pois a mesma coincide com o raio central e com o centro do filme. Dá-se a esta linha o nome de linha central da mesa (LCM). Alinhando o raio central (RC) com a LCM e colocando o centro da região a ser radiografada exatamente sobre a LCM, infalivelmente o RC incidirá sobre o centro do objeto e conseqüentemente no centrodo filme (quando o filme se encontra na gaveta do potter bucky).
Há mesas de exames que além da LCM, possui várias linhas em sentido transverso, linha transversal (LT). Estas linhas servem para indicar a relação exata das laterais do paciente, lateral esquerda e direita.
As mesas devem ser dotadas de movimentos, estando a mesa com a cabeceira em nível mais baixo que os pés dizemosque está em trendelemburg e estando os pés em nível mais baixo que a cabeceira dizemos que está em pró-clive. A maioria das mesas de exames é movimentada mecanicamente e controladas por um dispositivo especial situado na mesa de comando ou na sua lateral. As que não possuem movimentos mecânicos são movimentadas com auxílio de manivela.

[pic]

ESTATIVA
As estativas constam deuma estrutura metálica, no formato de um quadro retangular, presas na parede ou apoiadas ao solo, e a finalidade das mesmas é de nos permitir de posicionar paciente em teleradiografia ou exames que necessitam ser realizados em posição ortostática.     
As estativas são dotadas de um dispositivo para se colocar o chassis com o filme virgem na ocasião de se tirar a radiografia, dispositivoeste que pode ser regulado para qualquer altura do paciente desde que não seja da cintura para baixo possibilitando-nos assim examinar paciente de varias estaturas, de modo que a região seja bem localizada para o exame.
As estativas são complementos indispensáveis na radiologia, pois muito nos auxiliam nos exames ortostáticos. 

[pic]

COLIMADOR
Dispositivo revestidopor chumbo, localizado na janela da ampola (por onde saem os raios X), que tem por finalidade centralizar o feixe de radiação ao objeto a ser radiografado.
O campo iluminado define cuidadosamente o campo do feixe de raios X em equipamento precisamente calibrado e pode ser usado de forma eficaz para determinar a região irradiada.
A prática da colimação à área de interesse clínico...
tracking img