Acerte o tom e ajuste a letra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo:Acerte o tom e ajuste a letra
Introdução
Atualmente, torna-se cada vez mais crescente os fatores que contribuem para promoção de distanciamento da fala dentro da LínguaPortuguesa em sua norma culta: a internet, a televisão, as produções musicais são meios que promovem muitas vezes o uso inadequado da gramática influenciando o afastamento da fala dentro da normasupracitada. A título de exemplo, citam-se as músicas que, em muitos casos, apresentam desvios da norma culta respaldados na desculpa da licença poética. Assim, este estudo objetivouapresentar erros gramaticais contidos em composições de músicas.
Metodologia
No desenvolvimento deste projeto, procurou-se analisar algumas composições musicais apontando os erros e oscomparando à escrita normativa que ali deveria estar ao invés de tantos equívocos encontrados dentro dessas composições que tantas vezes ouve-se e frequentemente não se percebe a forma coloquial emque são compostas. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento das músicas e em seguida a analise das mesmas e apresentação da forma correta.
Resultados
Nestelevantamento preliminar, foram identificados inúmeros erros nas composições musicais consultadas. Mais ainda, utilizando-se da gramática normativa foram feitas correções das palavrascontidas nas referidas músicas. Puderam-se perceber erros de regência, concordância, colocação pronominal entre outros.
Considerações finais
Pode-se perceber que a música é muito mais sensívele absorvida no nosso dia a dia do que próprias regras gramaticais que nos capacitam falar e escrever dentro da norma culta. Assim, pretendeu-se investigar e analisar os erros gramaticaisevidenciadas nas composições musicais que podem levar os ouvintes ao mesmo erro mesmo que subliminarmente.
Palavras chaves
Música – erro – gramática – Língua Portuguesa – norma culta.
tracking img